O Governo do Distrito Federal repudiou a recomendação expedida pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para que turistas norte-americanos evitassem quatro cidades do Distrito Federal. Em nota, enviada nesta quinta-feira (11/1), o GDF disse que a segurança em Santa Maria, Ceilândia, Paranoá e São Sebastião "não pode ser comparada com outras localidades violentas no Brasil e no exterior".
No texto, o governo também ressaltou que cerca de 600 mil pessoas vivem nas quatro cidades, e que elas "trabalham, estudam e convivem em uma situação de absoluta normalidade". O texto conclui, ainda, que "em qualquer cidade no mundo ocorrem crimes, mas tudo dentro da normalidade".
A recomendação do governo dos Estados Unidos, emitida na quarta-feira (10/1), pede que turistas norte-americanos evitem as quatro cidades principalmente entre as 18h e as 6h. No texto, o Departamento de Estado daquele país diz que "crimes violentos, como assassinatos e assaltos à mão armada, que são comuns em áreas urbanas, de dia e de noite."