Jornal Correio Braziliense

Cidades

Sem patrocínio, governo investe 5 milhões no carnaval de Brasília

O montante vai ser usado nos blocos e escolas de samba, além da contratação de 40 artistas locais para embalarem a festa

[SAIBAMAIS] O investimento é mais do que dobro do que foi feito no ano passado, quando a festa recebeu R$ 2,3 milhões do governo. O aumento se deu a partir da estimativa de público, que deve atingir 2,5 milhões de foliões, um milhão a mais do que em 2017.

A verba prevê, também, a contratação de 40 artistas locais que vão se apresentar nos blocos, em programação que ainda vai ser decidida. As atrações serão escolhidas por meio de chamamento público e deve destinar R$ 525 mil no total.

Os blocos podem se inscrever para participar até 30 dias antes do Carnaval. Até esta sexta-feira (5/1), 101 blocos se cadastraram, sendo 60 no Plano Piloto e 41 em outras regiões administrativas. Também estão cadastrados 173 eventos: 100 no Plano Piloto e outros 73 nas demais regiões administrativas.

Neste ano, tanto o cadastro dos blocos quanto a emissão de alvarás e de licenças são feitos por meio do Centro Integrado de Atendimento ao Carnavalesco ; formado por órgãos como as secretarias de cultura, segurança pública, mobilidade, além do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF).