Questionados pelo Correio sobre quais seriam os problemas, a Secretaria de Fazenda, confirmou que o sistema apresentou algumas falhas nesta manhã. Segundo a fazenda, é comum no primeiro dia de indicações, ocorrerem congestionamentos e falhas pontuais na finalização do processo de indicação.
Em nota, a pasta citou como o exemplo, o aumento de 30% a 40% no nível de acesso dos usuários como sendo um dos causadores dos problemas. E sugere que os consumidores indiquem os créditos ao longo do mês e, preferencialmente, em horários de menor fluxo ( antes das 8h e após as 20h, e de preferência aos finais de semana, quando há menos pessoas realizando o processo).
A secretaria pede ainda para aqueles que não conseguirem concluir o processo, após esse período inicial de indicação, que é mais movimentado, deverá abrir uma solicitação pelo atendimento virtual (http://www.fazenda.df.gov.br/?id_area=885). A pasta informou ainda que técnicos estão trabalhando para corrigir os problemas.
Primeiro dia para indicar créditos
O brasiliense tem até 31 de janeiro para indicar os créditos do programa. Ele poderá decidir entre os impostos de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Predial e Territorial Urbano (IPTU). A indicação pode ser feita no site do Nota Legal.