[VIDEO1]
Após repercussão negativa, diante da afirmativa de que as torneiras quebradas do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) só seriam trocadas em 8 de janeiro, mesmo apresentando um grande vazamento de água em plena crise hídrica, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal recuou. Em nova nota, a pasta informou que já interditou as torneiras e que a unidade deve passar por uma reforma maior em breve.
Um leitor do Correio enviou, neste sábado (30/12), um vídeo que flagra o vazamento em uma torneira da unidade de saúde. Uma luva de plástico amarrada sobre o registro parece, pelas imagens, improvisar a interrupção manual do fluxo de água.
O leitor, que prefere não ser identificado, disse, ainda, que havia outro defeito nas torneiras da sala da hemodiálise, o que a Secretaria de Saúde nega. A pasta também informa que a gestão se preocupa "em poupar os recursos hídricos" [leia abaixo].
Leia a íntegra da nota
Para evitar o desperdício de água nas torneiras que apresentaram defeito, a direção da unidade as interditou e está providenciando o reparo. Na sala da hemodiálise há torneira em funcionamento, sem qualquer avaria. Há, também, no mesmo espaço, uma que está interditada - mas sem vazamento de água. É uma preocupação da gestão poupar os recursos hídricos e recuperar, no menor prazo possível, os equipamentos defeituosos, de forma a garantir melhores condições de trabalho aos servidores, e de atendimento, aos pacientes.
Reservatórios
[SAIBAMAIS] Após os níveis se igualarem na sexta-feira (29/12), os volumes úteis dos dois reservatórios que abastecem o DF voltaram a ficar diferentes na medição deste sábado. Na barragem Santa Maria, o índice esteve em 29,3%, 0,1 ponto percentual a mais do registrado no Descoberto.
Há expectativa de nova alta nos reservatórios depois das fortes chuvas que caíram sobre o DF na manhã deste sábado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve chover no domingo, mas dificilmente durante a virada do ano.