[SAIBAMAIS]Um dos prédios, na chácara 137 da Colônia Agrícola Samambaia, estava com a obra embargada, interditada e inclusive obrigada a ser demolida. O edifício tem seis andares. A multa aos responsáveis pela construção ilegal atingiu R$ 38 mil.
O outro alvo da operação é uma obra de sete andares, também sob embargo e interdição. Segundo a Agefis, as multas aos responsáveis, que também deveriam demolir o prédio, acumulavam R$ 10,5 mil. A construção fica na Rua 4A de Vicente Pires.
Ao todo, a Agefis lacrou 12 obras e edifícios irregulares apenas em Vicente Pires neste ano. A região, inclusive, entrou na mira de órgãos de fiscalização nos últimos meses por causa das irregularidades nas construções. O Ministério Público do Sistrito Federal e Territórios (MPDFT) chegou a pedir a demolição de todos os prédios ilegais no bairro. A administração regional contou 700 edificações proibidas no local.
Em outubro, um . O edifício estava em situação ilegal.
Diferença entre operação de lacre e interdição
Ao Correio, a Agefis explicou que, em operações de lacre, oficiais da agência comparecem aos locais com tijolos e cimentos para impedir, fisicamente, a execução da obra. Isso ocorre geralmente quando os responsáveis não cumprem com as determinações de embargo e interdição. Em um prédio interditado, por exemplo, não há a barreira física.