[SAIBAMAIS]
Os empregados são das empresas Dinâmica e Apecê, e prestam serviços para os hospitais de Planaltina, Paranoá, Sobradinho, Gama, Santa Maria, Sobradinho, Hospital Regional da Asa Norte (Hran), Hospital de Apoio de Brasília (HAB), Instituto de Saúde Mental (ISM), Clínicas de Saúde da Família e na UPA de São Sebastião, além do Canil Público do DF e na própria sede da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES/DF).
Segundo o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Trabalho Temporário, Prestação de Serviços e Serviços Terceirizáveis no Distrito Federal (Sindiserviços-DF), a categoria decidiu, em assembleia, paralisar os serviços até que a dívida, que deveria ter sido paga até 6 de dezembro, seja quitada.
Por meio da assessoria de imprensa, a Dinâmica informou que os repasses de setembro, outubro e novembro do GDF estão atrasados. Segundo a empresa, a dívida já ultrapassa os R$ 9 milhões, e que o valor pago até o momento pelo governo, referente ao mês de setembro, representa apenas 1/3 do passivo.
No comunicado, a empresa afirmou ainda que enviou uma carta ao governador lamentando a situação e demonstrando preocupação para com as despesas de dezembro, que incluem o pagamento do 13; salário dos funcionários. ;Os esforços estão sendo feitos para regularizar a situação, mas é necessário o repasse por parte do governo;, encerrou.
Já a Secretaria de Saúde informou que os pagamentos para as empresas terceirizadas que prestam serviços de limpeza nos hospitais da rede pública estão sendo repassados dentro de um cronograma iniciado hoje. A pasta disse, ainda, que somente os hospitais de Sobradinho, Planaltina e o HRAN funcionam com 30% do efetivo e que as demais unidades estão prestando o serviço normalmente.