postado em 15/12/2017 08:07
Dezembro mal chegou à metade e já choveu mais que o esperado para o mês. A medição da manhã desta sexta-feira (15/12) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra um acumulado de 139 milímetros, mais da metade dos 246 mm aguardados nesta época do ano, o equivalente a 56,5% do volume esperado. À tarde, nova medição mostrou que o índice chegou a 79%. E a tendência é de ainda mais água: a previsão do Inmet indica chuva e tempo fechado durante todo o dia, e a temperatura máxima não passa dos 24;C.
Este mês chuvoso contrasta com a falta de chuvas há exatamente um ano. Em todo dezembro de 2016, choveu apenas 154 milímetros, equivalente a 62,6% do volume esperado.
"Trabalhamos com a expectativa de (o volume de chuvas) não só atingir a média do mês, mas ultrapassar o valor", aponta o meteorologista Manoel Rangel, do Inmet. O fim de semana também será bastante nublado e úmido, com temperaturas amenas. Apenas na segunda (18/12) ou na terça-feira (19/12), o sol pode aparecer entre nuvens.
Volume do Descoberto mais que dobra em 20 dias
A quantidade de chuvas acima da média representa algum alívio na pior crise hídrica enfrentada na história no Distrito Federal. Na tarde de quinta-feira, o volume do Descoberto atingiu 12,5%, acima dos 11% do valor de referência para o mês.
[SAIBAMAIS]Há 20 dias, em 25 de novembro, o volume útil do reservatório estava em 5,6%, um dos mais baixos da história. À época, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) cogitava ampliar o racionamento de água para 48 horas.
Ainda assim, a crise hídrica ainda é grave e requer esforço do brasiliense para não agravá-la na próxima estiagem. Para que não haja piora em meados do ano que vem, a Adasa espera que o volume do Descoberto atinja 50% em maio.