O projeto de lei de autoria do governador Marconi Perillo (PSDB), prevê licitação para definir quais empresas vão explorar seis trechos de estradas goianas por 35 anos. Há a expectativa de que a proposição receba uma emenda do deputado estadual Daniel Messac (PSDB), incluindo, no projeto, a liberação do pagamento do IPVA para veículos com mais de 10 anos de fabricação.
[SAIBAMAIS]Com isso, o PL deverá voltar para a Comissão de Constituição e Justiça, para que se analise a emenda ; existe acordo para aprovação. Posteriormente, a proposta será reencaminhada para que seja votada em primeira e em segunda instâncias pelo Plenário da Casa. Se aprovado, o projeto segue para sanção de Perillo.
Contrário à proposta, o deputado estadual José Nelto (PMDB), líder do partido na Assembleia Legislativa, tenta articular a derrubada da proposta. Ele classifica como ;absurda; a cobrança de pedágios em rodovias que nem sequer foram duplicadas.
;Pagamos um dos IPVA mais caros do Brasil e, mesmo assim, o estado decide instalar pedágios nas principais rodovias ao redor de Goiânia;, reclamou o parlamentar. A alíquota do imposto em Goiás é de 3,75%, abaixo apenas de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, cujo índice corresponde a 4% do valor do veículo. No DF, o Fisco cobra 3,5%.
Pistas que podem ganhar pedágios caso a medida seja aprovada:
GO-010, trecho entre Goiânia e o entroncamento com a GO-330;
GO-020 até a GO-330, trecho Goiânia/Cristianópolis/Pires do Rio/Catalão
GO-060, trecho Goiânia/São Luiz de Montes Belos/Iporá/Piranhas
GO-070, trecho Goiânia/Goiás
GO-080, Goiânia/São Francisco de Goiás (entroncamento BR-153)
GO-213, trecho Morrinhos/Caldas Novas