Para garantir a continuidade das obras de drenagem da água da chuva em Vicente Pires, equipes da Agência de Fiscalização (Agefis) e da Polícia Militar estiveram na manhã desta quinta-feira (7/12), nas chácaras 40 e 49, localizadas na rua 3. A presença deles era para garantir a entrada dos funcionários da Novacap, encarregados de construir duas lagoas de contenção nas propriedades.
De acordo com a Agefis, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) já emitiu a autorização da obra. E que, "ao longo de 2017, diversas reuniões foram realizadas com os proprietários das Chácaras em busca de uma solução pacífica para a entrada nos lotes, todas sem sucesso, ainda que o GDF tenha proposto alterações de projeto".
[SAIBAMAIS]A operação é composta por 11 agentes da Agefis e servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, responsável pelas obras de urbanização no local; 25 servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), além da Polícia Militar e da Defesa Civil.
Ação
Ao perceber a entrada da Agefis e o corte das cercas, o proprietário a chácara 40, o servidor público Antônio Luiz Ricarte, 57 anos, reclamou da falta de aviso. Além disso, contestou que não houve um estudo prévio do órgão sobre o impacto ambiental. "Deveriam avisar disso. Nem entraram para verificar a chácara. Isso é arriscado", lamentou o morador.
Com informações de Cleiton Barboza (Especial para o Correio)