Jornal Correio Braziliense

Cidades

Mãe de deficiente preso por engano diz que filho nunca foi a Anápolis

Jefferson está na Papuda, a mando do Judiciário de Goiás, por um roubo em Anápolis (GO) que não cometeu. O autor do delito foi o irmão dele, mesmo assim juiz negou liberdade


Na época em que deu o nome do irmão na delegacia, Jackson, que era reincidente, queria escapar da prisão. Acabou condenado posteriormente. Pegou cinco anos por um roubo de carro e cumpriu quatro. Segundo a mãe, ele chorou ao saber que o irmão estava preso. ;Ele quer pagar pelo crime. Ele errou. Mas o erro maior foi da Justiça Goiana, que não se certificou da real identidade dele ao prendê-lo;, afirma a mãe.

Expectativa

A advogada de Jefferson, a defensora pública do DF Antônia Carneiro, demonstrou surpresa ao comentar o indeferimento do habeas corpus. ;A Defensoria Pública de Goiás interpôs recurso de embargo de declaração, que é quando há omissão, obscuridade ou contradição. No caso, o defensor público pediu que o juiz fundamente melhor a decisão. Vamos aguardar o resultado do embargo para entrar com o pedido de liberdade no Superior Tribunal de Justiça. Não dá para entender;, desabafou.


Em nota, o TJGO afirmou ter solicitado nova identificação do rapaz para, então, tomar providências em relação ao ;provável erro;. Jackson se passou pelo irmão outra vez, em Ceilândia, em 2013. A condenação a oito anos e seis meses de prisão saiu em outubro de 2015. O juiz Wagno Antônio de Souza, da 2; Vara Criminal de Taguatinga, afirmou à época que ele ;utilizava comumente o nome de Jefferson;.

Caso semelhante

Não é a primeira vez que o sistema penitenciário do DF recebe uma pessoa presa injustamente. Francisco Bezerra da Silva trocou de sobrenome após ser preso pela Polícia Civil mineira em Paracatu (MG). Ele passou dois anos atrás das grades no lugar de um irmão, até então, homônimo. A corporação de Minas teria ignorado a recomendação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), para que cruzassem as datas de nascimento dos dois Franciscos.