[SAIBAMAIS]
A meta neste dia D é imunizar 30 mil animais contra a raiva. Aqueles que estiverem na primeira dose precisam receber uma outra de reforço após 30 dias.
Como muitos animais se aglomeram no mesmo ambiente, a Secretaria de Saúde orienta os adultos a não entregarem para crianças a responsabilidade da condução de raças de grande porte. Cachorros devem ser levados presos em coleira e guia e, se representar algum tipo de agressividade, o uso de focinheiras é importante. Quanto aos gatos, a indicação é de serem colocados em caixas de transporte.
A lista completa dos postos de vacinação pode ser acessada no site da Secretaria de Saúde pelo link.
A imunização é importante já que a doença pode ser transmitida ao ser humano, por meio de mordida ou arranhão do animal infectado. Alguns dos sintomas são convulsão, febre baixa, perda de função muscular, excitabilidade, agitação e ansiedade.
Para quem foi mordido, a orientação é lavar imediatamente o ferimento com água e sabão em barra e procurar o centro de saúde mais próximo.
O animal com suspeita de raiva deverá ficar em observação por dez dias, sem contato direto com outros bichos ou pessoas.