Após cinco meses de competição, o Torce 2017, o maior evento da história dos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal, chegou ao fim neste sábado (25/11). Em cerimônia de premiação realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, cerca de 700 pessoas ; entre atletas, familiares, professores, equipe pedagógica, autoridades e instituições parceiras ; estiveram na festa, que foi regada de muita emoção. O maratonista Valdenor Pereira dos Santos e o ex-atleta de basquete Pipoka participaram da premiação.
Sob iniciativa da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal e da Fundação Assis Chateaubriand (FAC), o encerramento do Torce 2017 foi dedicado à memória de Evaristo de Oliveira, presidente da FAC e vice-presidente do Correio. O empresário foi um entusiasta da causa e acreditava no impacto social do esporte na vida dos brasilienses.
O evento esportivo reuniu 5 mil atletas de diversas regiões e idades. Participaram crianças, jovens, adultos e idosos em 15 modalidades convencionais e quatro adaptadas para pessoas com deficiência. Os maiores destaques da competição receberam medalhas e troféus. Foram premiadas todas as categorias das modalidades coletivas, atletas destaque, professores, e gerentes destaque, além de Centros Olímpicos e Paralímpicos campeões gerais por modalidade.
Para Mariana Borges, superintendente executiva da FAC, é gratificante ver o envolvimento e a dedicação de pessoas de tantas idades e cidades do Distrito Federal reunidas em prol do esporte, com o aprendizado de ganhar e perder, tema da competição. Secretária adjunta de Esporte e Lazer do DF, Ricarda Lima, avalia que se encerra um ciclo importante para o cenário esportivo de Brasília, no mesmo dia em que terminam os Jogos Escolares da Juventude.
Destaque no karatê, a atleta Nicole Sofia Aguiar, 9 anos, afirmou estar muito feliz com a conquista e dedicou a premiação ao professor e aos pais, que acreditaram nela e a apoiaram. O atleta João Batista, 70 anos, se emocionou. ;O esporte é tudo para mim. É saúde, é vida.;
Estiveram no evento representantes do Instituto Tênis, Federação Brasília Open Boxe, Federação Candanga de Karatê do DF, Instituto Idecace.
Centros Olímpicos e Paralímpicos campeões por modalidade
ConvencionaisAquathlon: Samambaia
Atletismo: Ceilândia (Parque da Vaquejada)
Basquete: Ceilândia (Parque da Vaquejada)
Desporto do idoso: Samambaia
Futebol de areia: Samambaia
Futebol society: Samambaia
Futsal: Samambaia
Ginástica rítmica: Ceilândia (Setor O)
Jiu-jítsu: Samambaia
Judô: São Sebastião
Karatê: Sobradinho
Natação: Riacho Fundo I
Tênis: Samambaia
Atletismo Turminha Campeã: Estrutural
Vôlei: Brazlândia
Adaptadas
Atletismo: São Sebastião
Bocha: Ceilândia (Parque da Vaquejada)
Natação: São Sebastião
Parabadminton: São Sebastião