Cidades

Aplicativos contribuem para a comodidade do comprador brasiliense

Cada vez mais aplicativos contribuem para a comodidade do brasiliense. Os serviços oferecidos são variados, de veterinário a lavagem de carro a seco. Até aulas de recuperação podem ser encontradas

Isa Stacciarini
postado em 25/11/2017 08:00
Veterinária Raquel Prater idealizou a plataforma há dois anos, mas que entrou em operação há poucas semanas

O perfil do consumidor se adapta a partir das novas tecnologias. Atarefadas, as pessoas buscam soluções práticas que facilitam a vida na hora de cumprir tarefas rotineiras. Agilizar o que antes tomava muito tempo pode estar a um toque. Por meio de aplicativos no celular, internautas têm a facilidade de agendar o que precisam de onde estiver e só aguardar pela chegada do atendimento. A falta de tempo é a principal queixa de quem procura pelo serviço.

Em busca de comodidade e praticidade, clientes querem produtos de qualidade executados de forma rápida. Para atender a esse público, empreendedores, profissionais de saúde e educadores têm investido nesse novo nicho. São veterinários que atendem bichinhos de estimação em casa, lavadores de carro que higienizam os veículos no lugar onde o cliente está e até professores particulares que estão a um clique do aluno.



A veterinária Raquel Pires Prater tentou concentrar os atendimentos dos animaizinhos em um aplicativo chamado Vet;s Go. O programa está em operação há três semanas e, neste tempo, realizou cerca de 100 atendimentos. A plataforma reúne 30 profissionais em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. Eles fazem consultas, aplicam doses de vacina e realizam exames de baixa complexidade no próprio ambiente familiar do cão ou do gato. Quando o paciente precisa passar por algum procedimento maior, como cirurgias, são levados a clínicas parceiras e, depois, deixados em casa.

Raquel idealizou o projeto há dois anos, quando observou que 80% das consultas não precisavam ser feitas no consultório. O aplicativo funciona, ainda, como armazenamento das principais informações do paciente, como cartão de vacina virtual, a data da próxima dose, além do prontuário com a raça do bichinho, peso, idade e histórico. ;Quando o cliente acessa o aplicativo, ele já tem como saber qual veterinário está mais próximo, o tempo de chegada dele e o valor da consulta. O dono do animal ainda pode escolher ser atendido pelo mesmo médico e, também, avaliar o serviço dele;, explicou.

Professores

O aplicativo AulaUp funciona de forma semelhante. Há um ano em operação, atendeu mais de 600 estudantes e conta com 1,2 mil professores cadastrados. O idealizador do projeto, Thiago Almeida, 31 anos, esclareceu que a ideia surgiu após a avaliação de demanda por aula particular. ;Os pais procuravam os professores muito mais por indicação de amigos ou nas redes sociais. Por isso, montamos um aplicativo onde o pai pode pedir um professor particular pela geolocalização do celular e o pagamento é feito pelo cartão de crédito;, destacou.

O programa oferece aulas de música, idiomas, português, matemática, ciências, história, geografia e outras disciplinas do ensino fundamental e médio. Thiago ressaltou, ainda, que o período de procura é sazonal. Nesta época do ano, por exemplo, aumenta a quantidade de acessos em razão do período de recuperação nas escolas.

Para garantir a segurança, a equipe pede antecedentes criminais do professor que se cadastra na plataforma e também é analisada a verificação de aprendizagem do educador. ;Fazemos uma triagem para quem entra na plataforma colaborativa e acompanhamos as aulas. Além disso, os pais podem avaliar o professor na ferramenta;, contou. ;Os pais que procuram pelo serviço são aqueles, geralmente, muito ocupados, que trabalham o dia todo e, geralmente, os que têm a familiaridade com tecnologia;, acrescentou.

Lavagem de carro

Outro aplicativo que oferece a possibilidade de o cliente agendar o serviço é o Lavô. Criado pelo empresário Ricardo Pereira, 39 anos, o projeto lava veículos sem o uso de água e com uma tecnologia a seco que mantém a pintura e não arranha o automóvel. Em funcionamento há cerca de seis meses, o programa se expandiu para fora do DF e hoje é oferecido, também, em Recife, Natal, João Pessoa, Vitória e está prestes a começar as atividades em Belo Horizonte, Goiânia e Belém.

As equipes fazem atendimento no Plano Piloto, lagos Norte e Sul, Águas Claras e, também, em Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. São, ao todo, mais de 300 lavadores em Brasília e quase 2 mil no país. ;Dentro desse modelo tivemos um crescimento de 38% ao mês. Foi assustador, porque não imaginávamos que seria tão grande em pouco tempo. E o número de clientes não para de aumentar. Tanto é que estamos lançando uma versão em novembro com todas as melhorias e novidades;, destacou.

Ao baixar o aplicativo, o motorista cadastra o carro, escolhe a lavagem e a equipe faz a higienização do veículo. Segundo Ricardo, a maioria das pessoas que usam o serviço querem comodidade e não têm muito tempo livre. ;Conseguimos idealizar um formato que trouxesse comodidade, preço acessível e uma lavagem sem uso de água que não agride a pintura. Unimos a sustentabilidade com a comodidade e economia hídrica;, ressaltou.

CEO da empresa digital que cria plataformas e apoia empreendedores que querem investir na área, Emmanuel Orillard analisa que, em razão do uso cada vez mais frequente do celular para ir em busca de serviços on-line, empreendedores estão se adaptando. ;Tivemos alguns ícones, como o Uber, que mudaram a vida de milhões de pessoas e se tornaram exemplos de como a tecnologia facilita a vida no dia a dia e dá mais eficiência;, observou.

Segundo ele, empreendedores têm migrado para esse tipo de negócio em diversos setores, desde os mais convencionais, como a área médica, até os mais comuns, como entrega de comida delivery.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação