Jornal Correio Braziliense

Cidades

Morador do Sudoeste com suspeita de febre amarela está internado na UTI

Secretaria de Saúde investiga a suspeita. O homem, de 43 anos, está em estado grave

[SAIBAMAIS] Diante da suspeita, medidas da vigilância ambiental já estão sendo tomadas para evitar proliferação da doença. "Foram desencadeadas ações de controle vetorial com o objetivo de reduzir as populações de mosquitos nas áreas em que o paciente circulou. Entre as ações, está a aplicação de inseticidas por UBV veicular (fumacê), o tratamento de focos com larvicida e a investigação de campo para identificar e eliminar criadouros de mosquitos", informou a pasta, em nota.
Agentes de saúde vão monitorar a situação vacinal de residentes das áreas por onde o suspeito circulou e aplicar a dose naqueles que não estiverem imunizados.
Além disso, a secretaria verifica a manifestação da doença em animais, mas garante, que até o momento, nenhuma análise confirmou presença de febre amarela. A pasta recomenda que a população fique atenta a animais mortos ou doentes, principalmente macacos. Caso verifique esta possibilidade, a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) deve ser imediatamente informada pelos telefones (61) 99269.3673 ou (61) 3344.8527.
Em meio à suspeita, a SES-DF reforça a importância da população se vacinar contra a febre amarela, já que o Distrito Federal é uma região em que é recomendada a vacinação. Doses estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde.