Jornal Correio Braziliense

Cidades

Estudante da UnB lança pesquisa sobre a qualidade das ciclovias do DF

Dados do Departamento de Trânsito (Detran) mostram que entre janeiro e setembro deste ano, 14 ciclistas perderam a vida nas vias do DF


Você costuma andar de bicicleta? E o que pensa a respeito das ciclovias do Distrito Federal? Foi buscando por essas respostas que a estudante de Engenharia Civil da Universidade de Brasília (UnB) Amanda Basílio Romano lançou um questionário online, destinado a usuários recorrentes de bikes, a quem usa apenas os sistemas compartilhados e também a não usuários. Os resultados serão usados para compor o trabalho de conclusão de curso de Amanda. A pesquisa pode ser respondida neste link, até o próximo dia 15.

De acordo com a jovem, a ideia para a pesquisa nasceu por conta do "alto número de acidentes com ciclistas e da ineficiência do sistema cicloviário do DF". "É realmente muito ineficiente. Não tem continuidade e algumas ciclovias levam a lugar nenhum", explicou.

O número de acidentes, de fato, chama a atenção. Dados do Departamento de Trânsito (Detran) mostram que entre janeiro e setembro deste ano, 14 ciclistas perderam a vida nas vias do DF. O dado já é quase igual a todo o ano passado, quando foram registradas 19 mortes.

Já é sabido que este número aumentou em outubro, quando, pelo menos, duas mortes de ciclistas ganharam grande repercussão. Uma delas foi registrada na noite do dia 26, ocasião em que um homem foi atropelado na BR-020. A outra foi a de Raul Aragão, integrante da ONG Rodas da Paz, atropelado no dia 21, na 406/407 Norte.

Multas

Na semana passada, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) anunciou que . A regra já estava prevista no Código de Trânsito Brasileiro, mas, até então, não havia sido regulamentada. Agora, elas devem entrar em vigor em um prazo de 180 dias. Ou seja, em abril do próximo ano.

Estarão sujeitos à punição os pedestres que permanecerem nas pistas onde trafegam veículos ou atravessarem em locais proibidos, como viadutos, pontes e cruzamentos. A multa para eles será de R$ 44,19, equivalente a 50% de uma infração leve. Já os ciclistas não poderão circular em locais proibidos ou guiar de forma agressiva. O valor cobrado deles será maior: R$ 130,16, equivalente a uma infração média.

Na avaliação de Amanda, a medida não deve surtir grande efeito na redução do número de acidentes. "Enquanto não tiver um sistema bem elaborado de ciclovias, não vai funcionar", pondera.

Prêmio

O Correio é , na categoria Meio Ambiente e Transporte, com a reportagem especial Ciclovias em busca de uma cidade. Os textos, que podem ser conferidos aqui, mostram que apesar de ter diversas condições favoráveis, como clima e relevo, Brasília não consegue enxergar nas bicicletas um meio de transporte.