Jornal Correio Braziliense

Cidades

Especial do Correio sobre ciclovias vence Prêmio CNT de Jornalismo

O especial Ciclovias em busca de uma cidade mostra que, apesar de ter clima e relevo favoráveis, além de vias largas e espaço territorial, a capital não pensa nas bicicletas como meio de transporte. São mais de 400km de ciclovias mal distribuídos e sem conexão, que não oferecem segurança ao ciclista

Ciclovias em busca de uma cidade mostra que, apesar de ter clima e relevo favoráveis, além de vias largas e espaço territorial, a capital não pensa nas bicicletas como meio de transporte. São mais de 400km de ciclovias mal distribuídos e sem conexão, que não oferecem segurança ao ciclista" />

Uma das definições do brasiliense nas quatro primeiras décadas de Brasília era a de um ser dividido em cabeça, tronco e rodas. Nos últimos anos, a referência perdeu sentido e a cidade pioneira do respeito à faixa de pedestre ampliou a consciência sobre a mobilidade urbana, mas ainda está longe de ser sustentável. Reportagem especial sobre o tema, publicada no site do Correio Braziliense, é a vencedora do 24; Prêmio CNT de Jornalismo, na categoria Meio Ambiente e Transporte. A premiação é uma das mais tradicionais e conceituadas condecorações da imprensa brasileira.

Confira aqui o especial vencedor do Correio Braziliense

Com textos de Leonardo Cavalcanti, Natália Lambert, Maiza Santos e Aline Brito, edição de vídeo de Gustavo Breder e desenvolvimento web de Vinícius Paixão, o especial Ciclovias em busca de uma cidade mostra que, apesar de ter clima e relevo favoráveis ; além de vias largas e espaço territorial ; a capital não consegue pensar a bicicleta como meio de transporte. São mais de 400km de ciclovias mal distribuídos e sem conexão, que não oferecem segurança ao ciclista. Só até junho de 2017, 11 morreram atropelados no DF. E, após a publicação do material, casos comoventes continuaram acontecendo, como o do voluntário da ONG Rodas da Paz Raul Aragão, atropelado e morto no último dia 23, na L2 Norte.


O trabalho também mostra como a substituição de parte dos carros por bicicletas poderia ajudar na redução das emissões dos gases do efeito estufa, na melhoria da qualidade do ar e da saúde da população como um todo. Por meio de pesquisas, entrevistas, cruzamento de dados, um dossiê foi montado e publicado com destaque no site do jornal. ;O prêmio é o resultado do trabalho e da confiança de uma equipe. Temos orgulho de saber que Correio sempre valorizou isso;, afirma o editor de Política e Brasil, Leonardo Cavalcanti.

Outras quatro reportagens do jornal também estavam entre as 30 finalistas do Prêmio CNT de Jornalismo, selecionadas entre 284 trabalhos inscritos. Neste ano, o corpo de jurados foi formado pelos jornalistas Cristiano Romero, editor-executivo do Valor Econômico; Silvia Salek, diretora de redação da BBC Brasil em Londres; Dimmi Amora, editor-executivo da Agência Infra; Helcio Zolini, diretor de conteúdo digital e institucional da Record Minas TV; e pelo pesquisador de infraestrutura do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Carlos Campos Neto. A entrega da premiação será em 6 de dezembro, em cerimônia a ser realizada em Brasília (DF).