Um dos queridinhos dos brasilienses, o Flamboyant chegou para colorir a capital federal e arrancar suspiros dos amantes da natureza. A árvore é mais um símbolo do cerrado e, apesar de ficar sem folhas em boa parte do ano, na primavera resurge, majestosa, atraindo olhares e cliques dos brasilienses.
O Correio tem uma missão para quem admira a espécie. Aquele Flamboyant vermelho vivo que te chamou atenção pode render uma linda foto e você, leitor, pode ter seu clique pulicado no Instagram do jornal. Para participar, basta postar a imagem de sua autoria com a hashtag #MissãoFlamboyant na sua própria rede social. A equipe de mídias sociais do Correio ficará de olho e avaliará as melhores fotos e a cada segunda-feira, elas serão postadas no perfil @correio.braziliense. Prepare-se, capriche naquele ângulo e não se esqueça de colocar a hashtag #MissãoFlamboyant. Participe!
Leia mais notícias de Cidades
Nas áreas públicas da capital estão plantadas, aproximadamente, 30 mil unidades da espécie, mas o número pode aumentar se considerarmos aquelas plantadas em áreas privadas. Segundo dados da Novacap, os primeiros Flamboyants foram plantados em 1960, ainda durante a construção de Brasília. Dez anos depois, as árvores estavam na fase adulta e podiam ser admiradas por quem morava aqui.
Nativo da ilha de Madagascar, o Flamboyant foi levado a outros continentes por conta de sua beleza, e é uma das plantas mais usadas com fins ornamentais em regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo. O nome, de origem francesa, significa flamejante. Entretanto, vermelho não é a única cor da planta, podendo ser alaranjada e amarelada.
[FOTO1046713]
Curiosidades
O Flamboyant pode atingir de 7 a 10 metros de altura. Por conta de seu tamanho, é ideal que seja plantado em parques, praças públicas, jardins e campos abertos.
Em Madagascar, há uma variedade de Flamboyant, a flavida, que tem flores amarelas, que corre sério risco de extinção na natureza.
Um dos destaques da espécie são suas vagens. De grande porte, podem chegar a 1,80m, com sementes marrons, grandes e ovais. Se não forem retiradas, permanecem grudadas às árvores por pelo menos seis meses.
A casca da vagem é tão resistente que é usada como instrumento de percussão, uma espécie de reco-reco rudimentar. E não é só o acaso que torna o Flamboyant uma árvore "musical": as sementes são usadas como recheio das maracas caribenhas.