[VIDEO1]
Engajada em causas ambientais, a modelo Gisele Bündchen usou as suas redes sociais nesta terça-feira (24/10) para pedir pela Chapada dos Veadeiros, que há quase uma semana é atingido por um incêndio que já destruiu 15% do Parque Nacional.
[SAIBAMAIS] No Twitter, a modelo publicou um link para um financiamento coletivo que está sendo realizado a fim de ajudar a combater as chamas na região. "A Chapada dos Veadeiros precisa da nossa ajuda. Moradores e brigadistas estão sozinhos tentando conter o incêndio", publicou Gisele.
A meta do financiamento é de R$ 192,5 mil. Até o momento, 1.582 pessoas já contribuíram, formando um montante de R$ 142.452.
Não é a primeira vez que a modelo utiliza as redes sociais para chamar a atenção para causas ambientais. Recentemente, por exemplo, ela protestou contra a extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associadas (Renca) na Amazônia. "Vergonha! Estão leiloando nossa Amazônia! Não podemos destruir nossas áreas protegidas em prol de interesses privados", postou à época. Pouco depois, o governo acabou recuando e revogando o decreto.
Incêndio na Chapada
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), desde 10 de outubro, uma série de incêndios atingem o Parque Nacional, queimando campos, veredas, cerrados e florestas. O mais recente começou no dia 17, e já alcançou mais de 54 mil hectares. Além do ICMBio, atuam na região o Ibama, o Corpo de Bombeiros de Goiás e do DF, com mais de 110 brigadistas e bombeiros. Uma rede de voluntários da Chapada dos Veadeiros têm prestado apoio e mobilizado a população principalmente por redes sociais. O fogo, apesar dos inúmeros esforços, ainda segue sem controle e são considerados criminosos.