Jornal Correio Braziliense

Cidades

FAB emprega aeronave para combate ao fogo na Chapada dos Veadeiros

Duas tripulações da aeronave e equipe de apoio, totalizando 26 militares, estão atuando na missão. Mais cedo, helicópteros da Polícia Militar do DF também seguiram para a Chapada dos Veadeiros, para auxiliar a força-tarefa que combate o fogo na mata

[SAIBAMAIS] Duas tripulações da aeronave e equipe de apoio, totalizando 26 militares, estão atuando na missão. O C-130 conta com um sistema chamado Modular Airborne Fire Fighting System (MAFFS) e é composto por cinco tanques de água, dois tubos que se projetam pela porta traseira do avião. ;A cada saída, a aeronave gasta em média 60 minutos de deslocamento até o local de maior foco de incêndio na Chapada dos Veadeiros. São necessários, em média, 30 minutos para reabastecimento de água. A cada duas decolagens, é necessário fazer o abastecimento da aeronave também;, explicou a FAB em nota. Um segundo C-130 Hércules ajudou no transporte de todo equipamento utilizado na operação.
[FOTO1042374]

Nesta manhã, também foram enviados para a Chapada dos Veadeiros dois helicópteros da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). De acordo com a corporação, duas aeronaves seguiram para o município de Alto Paraíso. De acordo com o coronel Renato Costa, que coordena a operação, os helicópteros serão usados para oo transporte das tropas e voluntários que trabalham no local e farão o monitoramento do incêndio na área. Os helicópteros têm capacidade para lançar água por meio do "bambi bucket", que é um tipo de balde que comporta até 540 litros e lança o líquido a partir do helicóptero. A previsão é que o grupamento permaneça no parque até a próxima segunda (30/10).

Ação voluntária tenta apagar fogo

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), desde 10 de outubro, uma série de incêndios atingem o parque nacional, queimando campos, veredas, cerrados e florestas. O mais recente começou no dia 17, e já alcançou mais de 54 mil hectares. Além do ICMBio, atuam na região o Ibama, o Corpo de Bombeiros de Goiás e do DF, com mais de 110 brigadistas e bombeiros. Uma rede de voluntários da Chapada dos Veadeiros têm prestado apoio e mobilizado a população principalmente por redes sociais. O fogo, apesar dos inúmeros esforços, ainda segue sem controle e são considerados criminosos.