Jornal Correio Braziliense

Cidades

Festa celebra bicentenário do profeta que deu início à doutrina bahá'í

Com sete milhões de seguidores, a religião está presente em mais de 190 países


As atividades celebram o nascimento do profeta fundador dessa que é considerada a mais nova das maiores religiões do planeta. A estimativa é que sejam 7 milhões de seguidores espalhados por mais de 190 países. Os princípios da crença bahá;í envolvem a unidade dos indivíduos, de Deus e das religiões como forma de impulsionar o desenvolvimento das pessoas. Para os seguidores da doutrina, todos os grandes mensageiros divinos que teriam passado pela Terra ; como Jesus, Buda e Maomé ; foram enviados por um mesmo Deus.

O bahá;í não possui hierarquias ou líderes religiosos. As principais recomendações deixadas por Bahá;ú;lláh foram a realização de três orações diárias, um jejum anual e a dedicação de tempo para ações positivas e voluntárias.

Além dessas, a doutrina não conta com rituais específicos ou dogmas. O consumo de álcool e outras drogas é proibido e os encontros semanais dos seguidores contam com leituras, palestras e debates sobre temas como serviços à humanidade, a igualdade entre homens e mulheres e a eliminação de preconceitos. No entanto, para os bahá;ís, a homossexualidade, o divórcio e a prática de relações sexuais por integrantes celibatários, embora não diretamente discriminados, não são considerados propósitos ;designados por Deus;.

Oração diária

A secretária da Assembleia Espiritual Nacional dos bahá;ís no Brasil, Liese Von Czekus, explica que, apesar de os preceitos recomendarem certas práticas, a decisão de cumpri-las ou não cabe a cada seguidor. ;Os escritos bahá;ís são um universo muito amplo. Diferentemente de outros profetas, Bahá;ú;lláh revelou, do próprio punho, uma gama de escrituras muito ampla. Uma delas, por exemplo, trata da oração diária, mas essa é uma questão de escolha de cada um. Não é uma lei que alguém irá cobrar ou vigiar se está sendo cumprida;, defende.

Mensageiro espiritual

Filho de nobres e nascido em Teerã, capital do Irã, antiga Pérsia, Bahá;ú;lláh deu origem à crença há 174 anos. O nome dele, cujo significado é glória de Deus, teria sido atribuído depois de o profeta ter afirmado ser um mensageiro divino, segundo as profecias do babismo. Entre as mensagens encontradas em escritos deixados por ele , a mais importante é de que a humanidade é um só povo, e a Terra, uma pátria comum.

Antes de se tornar profeta, Bahá;ú;lláh teria sido preso por seguir os ensinamentos de Báb, responsável pela difusão do babismo. Nos anos em que permaneceu enclausurado, ele teria recebido sinais divinos de que seria o novo manifestante de Deus na Terra. Bahá;ú;lláh morreu em Haifa, Israel, em 1921.

Por ter crescido em uma família bahá;í, a praticante Guitty Milani, 75 anos, conta que conheceu os costumes dos seguidores da crença na infância. Ela explica que, pelo fato de a religião não possuir rituais de batismo, aos 15 anos de idade, os adolescentes escolhem qual caminho espiritual seguirão. ;As religiões são etapas da vida. Elas funcionam como guia para o desenvolvimento da civilização. Historicamente, todas as civilizações tiveram uma religião como base. E o ser humano precisa dessa orientação moral e espiritual para conhecer a si mesmo;, defende.

Crença

Religião de origem persa, originada em 1844 e difundida pelo líder Báb. Por questionar os costumes islâmicos e propor novas práticas religiosas aos seguidores dessa crença, o babismo passou a ser encarado como uma prática subversiva pelos muçulmanos mais radicais.

Programe-se

As atividades comemorativas incluem shows dos cantores André Braz, Victor Angeleas, Alma Thomas, Indiana Nomma, Segue Frasunkiewicz e Jhoninha Medeiras No sábado haverá apresentações de dança persa, corais, números musicais, além da leituras de poemas.

20 de outubro
Concertos em Celebração à Unidade da Humanidade
Local: Teatro Sesc Silvio Barbato -
SCS, Q. 2, Ed. Presidente Dutra
Horário: 19h
Entrada franca. Censura livre

21 de outubro
Festa do Bicentenário de Nascimento de Bahá;ú;lláh
Local: Escola das Nações
SHIS, QI 21, Lago Sul
Horário: 18h30
Entrada franca. Censura livre

29 de outubro
Sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao bicentenário de nascimento de Bahá;ú;lláh
Local: Plenário Ulysses Guimarães
Horário: 9h
Censura livre
*Estagiária sob supervisão de Margareth Lourenço (Especial para o Correio)