A dupla brasiliense Abel Gomes Mendanha, 16 anos, e Gyovanna Lacerda, 12, brilhou no Campeonato Pan-Americano de Ginástica Acrobática 2017, realizado no último fim de semana na Flórida, Estados Unidos. O desempenho dos jovens atletas garantiu o terceiro lugar para o Brasil, trazendo na mala a medalha de bronze.
"Fiquei muito feliz, porque foi a minha primeira competição internacional e já consegui subir no pódio. Foi bem difícil, porque competimos com duas duplas muito boas dos Estados Unidos", comentou Abel, morador da Estrutural, que teve o talento revelado pela técnica do programa Futuro Campeão, Marcelle Rodrigues, na época em que treinava no Centro Olímpico e Paralímpico. Hoje, treina na Associação de Ginástica Acrobática do Distrito Federal (Akros).
A técnica da Seleção Brasileira e da Akros, Márcia Colognesi, comemorou o resultado. Outras duas duplas de Brasília também competiram pela seleção. As ginastas Ana Júlia Brasileiro, 11, e Ester Sena, 17, ficaram em quarto lugar. Já Isadora dos Santos, 14, e Paloma Dias, 10, terminaram em sétimo lugar. Além do Brasil e Estados Unidos, o Pan envolveu atletas do Canadá, México, Porto Rico.
Seletiva de atletas
Crianças e jovens de 6 a 18 anos, interessadas em se desenvolver como atletas em ginástica acrobática, podem participar da seletiva gratuita do programa Futuro Campeão, marcada para o dia 27 (sexta), das 8h às 12h, no Centro Olímpico e Paralímpico da Estrutural. As inscrições devem ser realizadas no dia do evento, promovido pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do DF e Fundação Assis Chateaubriand. Informações: www.facbrasil.org.br e www.esporte.df.gov.br.