Jornal Correio Braziliense

Cidades

Agefis faz operação de retirada de barracos na região do Setor Noroeste

Barracos eram de catadores de lixos que haviam sido removidos no ano passado. De acordo com a Agefis, a operação é de pronta resposta e não houve retirada de indígenas

[FOTO1038174]
Uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira (17/10) pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), com o apoio da Polícia Militar, retirou famílias de catadores de lixo da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Cruls. A região, de aproximadamente 55 hectares, está compreendida entre o Setor Habitacional Noroeste e a Epia (DF-003), e já foi alvo de uma outra operação do mesmo tipo, deflagrada no ano passado.
Leia mais notícias em Cidades

De acordo com a PMDF, foi encontrado um carro roubado próximo à invasão. O veículo é uma Kombi e, apesar da proximidade com a área, não foi possível confirmar se o roubo está associado aos catadores. A Agefis informou, ainda, que não havia índios no local e que a operação acontece até o fim do dia, quando poderá confirmar quantas pessoas foram retiradas.
A Arie Cruls é um espaço de preservação ambiental e é alvo de invasões, tanto pelos catadores, quanto por grupos indígenas, desde sua criação, em 2008, com o Decreto n; 29.651, de 28 de outubro. Existe uma proposta de construção de um museu que recebrá o acervo da missão Cruls e servirá como sede da Unidade.