A contagem regressiva para a volta das chuvas parece não ter fim. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), só deve chover no Distrito Federal no domingo (22/10) ou na segunda-feira (23). Até lá, calor e baixa umidade. Nesta terça-feira (17), por exemplo, pouca diferença em relação aos últimos dias: céu claro a parcialmente nublado com névoa seca e temperatura máxima de 33;C.
[SAIBAMAIS] O alívio, porém, veio com o vento no início desta manhã, quando os termômetros do DF marcaram mínima de 20;C. A velocidade da brisa variou de 39km/h no Plano Piloto a 43km/h em Brazlândia ; nada considerado forte, mas o suficiente para trazer um pouco de frescor ao brasiliense. A previsão do Inmet é de que vente mais durante todo o dia.
Apesar de o calor ter dado uma leve diminuída em relação aos 37,3;C registrados no domingo passado (15), os termômetros ainda marcam temperaturas máximas acima da média histórica para outubro, que é em torno de 29;C. O motivo, afirma o meteorologista do Inmet Hamilton Carvalho, está em uma massa de ar quente estacionada na região central do Brasil. ;Não há, desta vez, relação com fenômenos climatológicos maiores, como o La Niña;, explica, referindo-se à condição climática que ocorre de tempos em tempos no Pacífico.
Deserto
Além do calor, a seca continua a castigar o Distrito Federal. Para esta terça-feira (17), o Inmet prevê variação da umidade relativa do ar entre 70% e 20% ; um leve alívio em relação aos 11% atingidos no fim de semana.
Entretanto, a baixa umidade configura, automaticamente, estado de atenção para a Organização Mundial da Saúde (OMS). Recomenda-se beber água à vontade, umidificar o ambiente, proteger-se em áreas com vegetação e evitar atividade física entre as 11h e as 15h.