[SAIBAMAIS]Na área de visitação, equipes monitoram o local para um controle mais cuidadoso de novos focos de incêndios. "O monitoramento é em virtude da temperatura alta, umidade baixa e ventos fortes. Esses elementos são propícios para o retorno de focos, por isso vamos continuar a vistoriar essas áreas", detalhou o chefe do parque Fernando Pattagiba.
Cerca de 50 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) se revezam entre o monitoramento da área de visitação e o local do novo foco de incêndio. "Ainda contamos com apoio dos bombeiros, prefeitura e voluntários", detalhou Pattagiba.
Incêndio
O fogo começou na tarde da última quarta-feira (11/10). Distante 220 quilômetros do Distrito Federal, o parque é um dos principais destinos turísticos dos brasilienses nos fins de semana e feriados. O fluxo esperado para o feriado era de 2 mil visitantes, mas, devido à persistência das chamas, a diretoria preferiu interromper as visitas para a segurança de todos.