Jornal Correio Braziliense

Cidades

Senador Hélio José troca o PMDB pelo Pros após demissão de apadrinhados

Senador pelo DF alega ser vítima de retaliação do partido por votar contra a reforma trabalhista. Pros é a quinta agremiação na carreira do político

O senador pelo Distrito Federal Hélio José não está mais no PMDB. Depois de votar contra a reforma trabalhista, o parlamentar partiu, na quarta-feira (11/10), rumo ao Pros. Ao Correio, o parlamentar afirmou que mudou de legenda devido a ;retaliações; que passou a sofrer por conta da posição contrária às mudanças propostas pelo Governo Federal.

Leia mais notícias em Cidades

[SAIBAMAIS]Em junho, o presidente Michel Temer, que é do PMDB, exonerou apadrinhados de Hélio José que ocupavam cargos públicos. Entre eles, o superintendente regional da Secretaria de Patrimônio da União no Distrito Federal (SPU), Francisco Nilo Gonsalves Júnior.

"Não tenho nenhuma inimizade no partido, especialmente com a Executiva Nacional e no Senado", pondera. O senador alega, no entanto, que preferiu trocar de sigla porque ;terá mais independência; no Pros do que no PMDB

Quinto partido

O Pros é o quinto partido no currículo do senador. Antes de migrar para o PMDB, no ano passado, Hélio esteve no PT, no PSD e no PMB. Em entrevista ao programa CB.Poder, o parlamentar anunciou que tentaria se candidatar ao senado ou a outro cargo pelo PMDB, mas também disse que ;mudar de partido é um processo natural;.
Hélio José chegou ao senado após a desincompatibilização de Rodrigo Rollemberg, até então com a vaga, para a corrida pelo Governo do Distrito Federal. O atual senador concorreu como suplente na chapa do hoje governador nas eleições de 2010.