O incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros continua e a expectativa da administração do parque é que o espaço fique fechado durante todo o fim de semana. O responsável pela área, o ambientalista Fernando Tatagiba, contou que na noite de quinta-feira (12/10) o fogo havia sido controlado na área conhecida como Abismo, a mais próxima do local de visitação, mas as chamas reacenderam com o vento da madrugada. Uma equipe passou a noite e a madrugada monitorando o incêndio.
;Por isso, muito provavelmente o parque continuará fechado e é possível que se mantenha no fim de semana. Intensificamos o combate durante a madrugada, mas, em um incêndio, o grau de imprevisibilidade é alto;, explicou. Mas, apesar de o fogo ter reacendido, nenhuma área nova foi atingida.
[SAIBAMAIS]Distante 220 quilômetros do Distrito Federal, o parque é um dos principais destinos turísticos dos brasilienses nos fins de semana e feriados. Cerca de 50 pessoas, entre brigadistas e voluntários, atuam no combate. A equipe teve reforço de seis militares do Corpo de Bombeiros de Goiás e de quatro servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Também são utilizadas duas aeronaves tanque com capacidade de 2,5 mil litros cada. Acompanham a operação equipes do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O fogo começou na quarta-feira (11/10) e impediu a visitação das pessoas a Chapada no feriado de 12 de outubro.
No início eram dois focos de incêndio, um deles entre o limite do parque e a área externa do município de Alto Paraíso de Goiás, mas que foi controlado pelos bombeiros ainda na quarta-feira. Na quinta-feira (12/10) Fernando Tatagiba explicou que o fogo dentro do parque tinha uma linha de 5 quilômetros de extensão, mas o total da área queimada só deverá ser contabilizada ao fim da operação com imagens de satélite.