O Estatuto do Idoso prevê o atendimento preferencial imediato em todos os estabelecimentos comerciais. Para conscientizar a população a respeitar os direitos da pessoa idosa, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em parceria com o Sindicato dos Supermercados do DF (Sindsuper) e Associação de Supermercados de Brasília (Asbra), lança, na próxima segunda-feira (2/10) a campanha educativa: ;Ceda a vez para a gentileza;.
Cerca de 80 supermercados do Distrito Federal participarão da iniciativa. A ação ocorre após a Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa (Projid) verificar que o atendimento preferencial não estava sendo respeitado nos estabelecimentos. "A Asbra foi chamada ao Ministério Público e o resultado foi um acordo para a produção da campanha educativa. Foi contratada uma agência de publicidade e todos os recursos aplicados foram investidos pela associação", informou o MPDFT, em nota.
A promotora de Justiça Sandra Julião destaca que a intenção é disseminar o conhecimento. "As pessoas idosas terão a iniciativa própria de exigir que seus direitos sejam cumpridos, e também para que todas as pessoas que circulam nos estabelecimentos conheçam e respeitem", explica. O presidente da Asbra, Antonio Tadeu Peron, acredita que haverá uma mudança de comportamento. "Todos os supermercadistas abraçaram a ideia e vamos começar nas nossas casas, com os funcionários, e queremos que chegue aos consumidores", pondera.
Serviço
Lançamento da campanha "Ceda a vez Para a Gentileza"
Data: 2 de outubro de 2017
Horário: às 10h
Local: Big Box do Lago Norte (ao lado do Deck Norte)