O número de autuações por uso de celular ao volante no Distrito Federal aumentou 20% no primeiro semestre de 2017, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), cerca de 186 condutores são flagrados diariamente cometendo a infração.
Ao todo, neste ano, mais de 45 mil pessoas foram flagradas no celular enquanto dirigiam. No mesmo período de 2016, ocorreram cerca de 37 mil infrações desta natureza. Os dados foram contabilizados por conta das ações de fiscalização feitas pelo órgão.
Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito. Pode prejudicar a atenção do condutor e a percepção do ambiente. De acordo com o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, o uso do celular na direção de veículo é tão preocupante quanto a ingestão de bebida alcoólica. ;O condutor não consegue fazer duas tarefas ao mesmo tempo. A atenção no trânsito precisa ser redobrada. Sempre;, diz.
Penalidade
Desde novembro de 2016, com a alteração no Código de Trânsito Brasileiro, as regras de infração ficaram mais rígidas, passando de média a gravíssima. Antes, a multa era de R$ 85,13, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Hoje, o condutor que for flagrado utilizando o celular ao volante recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.
Campanha
Desde 2016, o Detran-DF promove a campanha Pare de Dirigir Teclando. O projeto tem como objetivo chamar a atenção da população sobre o risco de usar o celular enquanto dirige. Além de ações de conscientização, é realizada a distribuição de adesivo, idealizado por integrantes de motoclubes de Brasília.