Jornal Correio Braziliense

Cidades

Chuva continua no Distrito Federal pelo menos até domingo, diz Inmet

De acordo com o instituto, a previsão para os próximos quatro dias é de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva e trovoadas em áreas isoladas

[FOTO1025743]
Para a alegria dos brasilienses, a chuva voltou a cair no Distrito Federal nesta quarta-feira (27/9). E, para a felicidade dos brasilienses, as precipitações devem continuar no DF pelo menos até domingo.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para os próximos quatro dias é de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva e trovoadas em áreas isoladas.

Por volta das 20h desta quarta-feira, os termômetros do instituto marcavam 15;C e a umidade estava em 93%. Para quinta, a previsão é de que a mínima fique na casa dos 19;C e a máxima em 27;C. Já a umidade deve variar entre 30% e 60%.

Depois de aparições tímidas na última sexta-feira (22/9), a chuva voltou ao Plano Piloto por volta das 12h desta quarta. Ainda no início da tarde, houve registro de chuva também em Águas Claras e no Sudoeste. Os moradores das áreas atingidas relataram ainda ventos frios, um contraste com o calor seco das últimas semanas.
[VIDEO1]

Moradores do Gama Oeste registraram uma fina precipitação na cidade. "Aqui chuviscou, mas foi bem fraco. Graças a Deus a chuva está chegando, pois estamos precisando", descreveu o leitor Gomeril Rodrigues da Cunha Júnior, 31 anos. Mesmo fraca, a chuva e a nebulosidade intensa desta quarta (27/9) prometem amenizar a baixa umidade.

Trânsito

Devido ao início das chuvas, acidentes impactaram o trânsito do DF. Houve um acidente no viaduto do Setor Policial Sul, no acesso ao Octogonal, via EPTG, onde três carros colidiram. De acordo com a Polícia Militar, a motorista do Toyota Corolla perdeu o controle, invadiu a pista contrária e atingiu um VW Gol, que, com o impacto, acabou atingindo uma Mercedes Benz. Os três motoristas permaneceram no local e as vítimas tiveram apenas pequenas escoriações. O trânsito ficou parado no local.

Houve também derramamento de óleo por um caminhão, no viaduto que dá acesso da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido. As vias ficaram aos cuidados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

A Secretaria de Segurança Pública faz o alerta e dá dicas para ques os motoristas possam dirigir com segurança neste período de chuva. Confira:

  • Verifique sempre pneus e limpadores de para-brisa;
  • Acenda as lanternas e os faróis baixos para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores, mesmo durante o dia;
  • Mantenha distância segura do carro da frente. Evite frear de maneira brusca para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência;
  • Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade;
  • Se tiver de passar por um trecho alagado, verifique a altura da água. Até a metade da roda, você tem condições de dirigir. Acima disso, o veículo fica exposto a panes mecânicas. Tenha calma e aguarde o nível da água baixar.

Reservatórios

Apesar da chuva, os reservatórios de água que abastecem o DF continuam operando com nível crítico. Na tarde de terça-feira (26/9), o volume da barragem do Descoberto chegou a 18,5% e o de Santa Maria a 30,1%. São os níveis mais baixos registrados na história. Espera-se que, com a chegada de tempestades previstas pelo Inmet para a primeira semana de outubro, a situação possa melhorar.