O Distrito Federal volta ao estado de alerta nesta segunda-feira (25/9) devido à umidade prevista para apenas 20% durante a tarde. Apesar das chuvas da sexta-feira passada indicarem o fim da estação seca, o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) não prevê precipitações para hoje. Por isso, o brasiliense não pode se esquecer de manter uma garrafa de água à mão. Comer alimentos leves, como frutas, e evitar exercícios entre 10h e 17h também ajuda a amenizar efeitos causados na saúde pelos baixos índices.
[SAIBAMAIS]Além da baixa umidade, o brasiliense deve se preparar para o calor previsto pelo Inmet para hoje à tarde. Os termômetros podem marcar 30;C nesta segunda-feira, dia de céu parcialmente nublado. Sem chuva, os ventos de 36 a 50 km/h trazem algum alívio para as temperaturas altas.
Chuva
As chances de voltar a chover no Distrito Federal aumentam progressivamente a partir desta terça-feira (26/9). O Instituto prevê maior possibilidade de chuva para quinta (28/9) e sexta-feira (29/9).
As primeiras gotas depois de 123 dias de estiagem somente caíram na sexta-feira passada, quando a estação seca teve, enfim, uma trégua. Além do fim da seca, as chuvas daquele dia marcaram o início oficial da primavera no Brasil.
Entretanto, a crise hídrica continua. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) acredita que os níveis dos reservatórios do DF somente voltam a crescer em novembro.