O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) condenou Yan Matheus Gonçalves Fernandes Albino a 10 anos de reclusão por tentativa de homicídio motivado por ciúmes da namorada. Segundo o documento, Yan teria feito três disparos contra um homem que ofereceu ajuda à mulher que estava em busca de uma quitinete para se mudar.
O crime ocorreu em 9 de outubro de 2015, por volta das 22h, no Setor de Chácaras Santa Luzia, na Estrutural. Yan disse que deu o primeiro disparo porque a vítima tinha "partido para cima" dele. Os outros dois tiros teriam sido feitos por impulso. O acusado afirmou ainda que, em nenhum momento, quis matar o homem, apenas assustá-lo.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) sustentou integralmente a denúncia e pediu a condenação do acusado por homicídio qualificado. A defesa tentou pedir a desclassificação, por entender que o réu não tinha a intenção de matar a vítima e que desistiu, voluntariamente, de prosseguir com os disparos. Além disso, Yan teria agido sob domínio de violenta emoção.
Entretanto, em votação secreta, os jurados acataram a tese do MPDFT. Yan foi condenado por homicídio duplamente qualificado por motivo torpe (imoral) e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Ele não poderá recorrer em liberdade e iniciará o cumprimento da pena em regime fechado.