Jornal Correio Braziliense

Cidades

Distrito Federal completa quatro meses sem chuva nesta terça-feira

Período de 120 de estiagem é o maior desde 2010, quando o DF enfrentou 130 sem chuvas



O brasiliense deverá ter o tão esperado reencontro com a chuva ainda nesta semana, mesmo que de forma leve e em pontos isolados, segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta terça-feira (19/9), o Distrito Federal completa 120 dias de estiagem.
"Existe uma possibilidade de chuva para o fim desta semana, mas ainda não é certo que possa ocorrer em todo o DF. No fim da semana, teremos um alívio na umidade da região, pois as temperaturas devem subir e a chuva pode ocorrer em pontos isolados", prevê a meteorologista Maria das Dores de Azevedo, do Inmet.
Leia mais notícias em Cidades
No entanto, a chuva que deve atingir o DF entre quinta e sexta-feira não decreta o fim absoluto da seca, já que a estação de chuvas deve chegar, de forma mais firme, apenas no fim de outubro.
[SAIBAMAIS]"Esse período chuvoso acontece geralmente depois da primeira quinzena setembro. Ele começa devagar, às vezes ocorre uma chuva leve e passa um tempo até regularizar. Pode até acontecer de ter uma chuva mais forte nesse meio tempo, mas normalmente, esse período de pancadas frequentes ocorre só no fim de outubro", explica a especialista.
Apesar dos quatro meses de estiagem, este não é o recorde do período de seca no Distrito Federal. De acordo com o Inmet, o maior tempo sem chuvas já registrado foi em 1963, com 164 dias. Porém, os últimos quatro meses de 2017 representam o maior período de seca desde 2010, quando a população do DF enfrentou 130 dias sem chuvas.

[FOTO1019644]

*Estagiário sob supervisão de Ana Letícia Leão.