A Agência Reguladora e Fiscalizadora do Distrito Federal (Adasa) promove, até o próximo sábado (16/9), o a sétima edição do Semana Lago Limpo. Diversas ações educativas serão promovidas, entre elas a coleta de lixo em cinco pontos do Paranoá, incluindo uma força-tarefa de mergulhadores para limpeza do fundo do lago.
[SAIBAMAIS]Técnicos da Adasa e militares da Polícia Militar e da Marinha do Brasil vão atuar na fiscalização, em busca de captações irregulares de água e lançamentos de esgoto no lago. De acordo com a Adasa, na edição do ano passado, foram identificadas 60 captações irregulares e 14 lançamentos de efluentes não autorizados. As irregularidades podem resultar em advertências e até multas, que variam de R$ 100 a R$ 10 mil.
Conscientização
A ideia da ação é chamar a atenção da população sobre a importância de conservar o solo e a água, sobre a destinação correta do lixo, do esgoto e dos resíduos sólidos, além de conscientizar a população do uso e conservação dos recursos hídricos. Entre as atrações programadas pela agência há ações culturais e esportivas, além de uma aula em um barco-escola, teatro infantil e oficinas criativas.
Para participar como voluntário da ação basta se inscrever pelo Portal do voluntariado.
Programação
Palestras
; Subsídios da pesquisa ecológica para gestão sustentável do Lago Paranoá
Palestrante: Mauro Lambert Ribeiro - Pesquisador da Reserva Ecológica do IBGE (Ecologia de Peixes)
; Plano de Segurança da Barragem do Lago Paranoá
Palestrante: Paulo Afonso Teixeira Machado - Diretor Técnico da CEB
; Desafios dos Usos Múltiplos das Águas do Lago Paranoá
Palestrante: Mauricio Carneiro Albuquerque - Presidente da Federação Náutica de Brasília, economista
; Ações de Recuperação da Lagoa da Pampulha
Palestrante: Ricardo de Miranda Aroeira - Gerente de Gestão de Águas Urbanas da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura da Prefeitura de Belo Horizonte ; MG