Jornal Correio Braziliense

Cidades

Buraco com canos expostos preocupa moradores de Samambaia Norte

Moradores relatam insegurança por conta do buraco, que fica na avenida principal de Samambaia Norte, ao lado de uma creche e de um campo de futebol

Um buraco enorme chama a atenção de quem passa pela principal avenida de Samambaia Norte. ;Há mais de dois anos é essa situação e ninguém toma nenhuma providência;, lamenta o assistente social e morador de Samambaia há 20 anos Paulo Giquiri.

Leia mais notícias em Cidades

A cratera tem cerca de quatro metros de profundidade e está localizada na QS 411. De acordo com a Caesb, está ali desde 1994 e trata-se de uma caixa com válvulas redutoras de pressão. Serve, segundo a companhia, para controlar a pressão da água nas redes da região. "Foram feitos vários tipos de cercamento com arame, alambrado, concreto, inclusive com cadeado, e todos eles foram depredados por atos de vandalismo", defende a Caesb, em nota.

Enquanto isso, os moradores denunciam o perigo. ;Nós estamos em uma via principal. Quem passa por aqui de noite pode cair aí dentro e, o pior, a cidade corre o risco de ficar sem água caso os canos sejam rompidos;, destacou o morador Antônio Martins, destacando ainda que, próximo ao local, há uma creche e um campo de futebol, onde crianças circulam com frequência.

De acordo com a Caesb, só consegue abrir os registros quem tem ferramentas apropriadas e conhecimento para trabalhar com as válvulas.;Estamos providenciando o cercamento, mas ainda não temos prazo;, informou a companhia.

Moradores reclamam ainda que há muito lixo no local que, segundo eles, ainda é usado como abrigo por usuários de drogas. ;Aqui é muito perigoso. Cansei de ver pessoas usando drogas aí dentro desse buraco;, relata Laura Gomes, também moradora de Samambaia.