Uma criança de 10 anos foi eletrocutada às 11h50 desta quinta-feira (31/8) ao se apoiar em um poste padrão de energia no Centro Histórico de Planaltina. De acordo com colegas, o garoto escalou o muro de uma casa no Setor Tradicional para buscar mangas em uma árvore. Ao tocar nos fios desencapados, o menino caiu no chão. Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou o menor ao Hospital Regional de Planaltina, onde está internado em estado grave, mas estável.
Segundo a corporação, os amigos do rapaz acreditavam que ele estava desacordado pela queda. Quando as equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros chegaram para o resgate, paramédicos constataram uma parada cardiorrespiratória no menino causada pelo choque. Ele só recobrou os sentidos após 20 minutos de reanimação, ainda no local do acidente.
A Companhia Energética de Brasília (CEB) esteve em Planaltina para verificar as causas da eletrocução. De acordo com a estatal, o poste padrão para entrada de energia é comum em casas mais antigas.
A empresa recomenda, ainda, que as pessoas não tentem colher frutas de árvores próximas à rede de energia. Em novembro do ano passado, um homem morreu eletrocutado ao tentar pegar mangas com uma haste de metal no Lago Sul.