No enterro, amigos relembravam bons momentos com Maria Vanessa, a quem chamavam de ;mãezona;. A jornalista e melhor amiga da vítima, Andrea Andrade, comentou, horrorizada, sobre o tamanho da tragédia. ;Estamos todos chocados com o crime, porque atingiu uma pessoa super tranquila.;
O caixão com o corpo de Maria Vanessa chegou a Juiz de Fora durante a tarde. Dois dos irmãos da servidora pública estiveram em Brasília para a liberação no Instituto de Medicina Legal (IML). A família seguiu para a cidade mineira ainda no início da manhã, para os preparativos do funeral.
[SAIBAMAIS]O crime aconteceu quando Maria Vanessa, estudante de mestrado da Universidade de Brasília (UnB) e servidora temporária do MinC, estacionava em uma vaga pública da quadra em que morava. O suspeito de participar do crime foi preso e um menor que seria o autor da facada apreendido no dia seguinte, em um apartamento na Quadra 208 da Asa Norte. Com eles, a polícia encontrou os pertences da vítima.
A bolsa de Vanessa estava em um contêiner de lixo na frente do prédio comercial, onde fica a quitinete na qual os três suspeitos foram encontrados e presos em flagrante. Dentro do imóvel, a polícia encontrou a faca utilizada no crime.