Em um quadro de crise econômica, muitas pessoas optam por resolver problemas financeiros por meio de empréstimos bancários. ;Na hora do aperto, a aquisição de crédito consignado é uma proposta tentadora, uma vez que o desconto é realizado diretamente na folha de pagamento. Assim, a instituição financeira tem a garantia do recebimento do valor e cobra taxa de juros menor;, explica Emílison Alencar, advogado especialista em direito bancário e do consumidor.
Essa forma de empréstimo é comumente disponibilizada para servidores públicos, pessoas com carteira assinada e aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pois contam com estabilidade financeira. Portanto, em razão dos juros, o crédito consignado é mais vantajoso ao cliente se comparado com outros tipos. O consumidor, no entanto, deve ficar atento, uma vez que essa modalidade não pode comprometer mais de 30% da renda mensal.
Ao passar por necessidades, Pedro assume que não mediu esforços para tentar regularizar a situação e recorreu ao consignado. ;O banco afirmou que eu tinha condições de pagar a futura dívida, mas não me alertou sobre a margem de 30%;, conta o servidor público. ;Após um período, a instituição financeira começou a debitar uma parcela muito maior que o permitido pela lei. No desespero, tentei renegociar a dívida, mas eles me ofereceram um refinanciamento na conta-corrente;, detalha. Pedro aceitou a oferta para tentar superar a crise, mas a questão se tornou um pesadelo. ;Com mais de 70% do meu salário comprometido, eu tomei uma atitude drástica e passei a adiantar o meu pagamento;, relata o consumidor.
O advogado Emílison Alencar alerta: ;Após as parcelas dos empréstimos consignados comprometerem mais de 30% do salário líquido do servidor, automaticamente a parcela que era averbada no contracheque passa a ser descontada diretamente na conta-corrente;. Atualmente, não há legislação determinando o valor das parcelas debitadas na conta-corrente. No entanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) adotou o entendimento de que a limitação também deve ser de 30%. Segundo Alencar, quando uma pessoa se encontra superendividada, procura o banco para tentar sanar os débitos em aberto. ;A instituição costuma oferecer um refinanciamento de toda a dívida com a proposta de comprometer, no máximo, 60% do salário;, diz.
O que parece uma solução, contudo, se torna uma bola de neve. A dívida inicial, que já tinha juros embutidos ; apesar de baixos ;, é refinanciada com novos encargos. Por isso, alguns devedores acabam por recorrer à Justiça. Amanda, por exemplo, só encontrou uma solução depois de aberto o processo. ;Tentei renegociar minha dívida, mas o banco simplesmente fechou as portas para mim e disse que não havia mais nada para oferecer.;
Com quase todo o salário mensal comprometido, ela quase optou por uma medida drástica: pedir exoneração, sair do cargo público e recomeçar a carreira em uma empresa privada. Ao entrar com o processo, no entanto, Amanda obteve decisão judicial favorável e o percentual mensal de cobrança foi reduzido. Assim, a prestação voltou a ser de 30% do salário e o prazo de pagamento foi estendido, a fim de garantir a ela a dignidade de ter dinheiro para suprir as necessidades básicas, um dos fundamentos da Constituição.
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer
;Após um período, a instituição financeira começou a debitar uma parcela muito maior que o permitido pela lei. No desespero, tentei renegociar a dívida, mas eles me ofereceram um refinanciamento na conta-corrente;
Pedro (nome fictício), servidor público
; NET
COBRANÇA INDEVIDA
; JADIR GOMES RABELO
ASA NORTE
O servidor público Jadir Rabelo, 58 anos, relata que cancelou a assinatura de TV a cabo da NET em 7 de junho. Feito o pedido do fim do serviço, a empresa marcou três vezes de ir recolher os equipamentos, mas nunca apareceu. ;Ainda recebi a fatura de um serviço que cancelei e não utilizo há mais de um mês;, afirma Jadir.
Resposta da empresa
A NET informou que entrou em contato com o cliente e regularizou a situação. ;A operadora permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos;, completou, em nota.
Comentário do consumidor
De fato, a empresa entrou em contato e recolheu o equipamento. Quanto à fatura, a NET disse que cancelaria e mandaria a fatura certa, que foi paga. No entanto, me enviaram uma outra fatura referente à primeira semana de julho, acrescida de juros. Eu não aceito pagar por um serviço de que não usufruí.
; DELL
ASSISTÊNCIA TÉCNICA
; SERGIO BALABAN
ASA SUL
O servidor público Sérgio Balabam, 42 anos, relata que o monitor do notebook Dell dele parou de funcionar. O leitor explica que necessita de um técnico para avaliar o computador presencialmente e fazer um orçamento. A fim de encontrar uma solução para o problema (uma vez que todo o trabalho de Sérgio se encontra no notebook), o servidor público diz ter passado 8 horas tentando entrar em contato com o SAC da Dell. ;Os atendentes ficavam transferindo a ligação e eu tive de explicar a situação para cada pessoa até cair a chamada;, lamenta. Após muitas tentativas, Sérgio conseguiu falar com alguém especializado. ;O técnico queria fazer o diagnóstico pela internet, mas não dava, porque o computador não está funcionando. Então, por telefone, ele concluiu que o problema era com a placa-mãe;, relata. O técnico disse ainda que, antes de ir à casa do cliente para fazer o atendimento, o mesmo deveria comprar a placa adiantado, no valor de R$ 1.100, e, caso o problema fosse outro, não poderia ser ressarcido pela compra do produto. ;O que mais me indigna é que o técnico nem sequer foi ver meu notebook;, desabafa.
Resposta da empresa
A Dell informou que o cliente está ciente de que o equipamento se encontra fora do período de garantia e, portanto, é necessária a aquisição do serviço de reparo para a solução do caso. ;A empresa reitera que o valor do reparo ofertado ao cliente contempla o restabelecimento da funcionalidade do produto e inclui a troca de quaisquer peças que sejam necessárias para garantir a mesma. A Dell ressalta que preza pela qualidade do atendimento prestado aos seus clientes e visa sempre a sua melhoria a fim de que os mesmos permaneçam constantemente satisfeitos;, detalhou, em nota.
Comentário do consumidor
Eles dizem que prezam pela qualidade do atendimento, mas minha experiência demonstra o contrário. Fiquei mais de 26 horas reclamando e não tive a resposta que a equipe do Correio obteve com tanta facilidade. Eu sei que o prazo de garantia acabou, mas os preços que a empresa impõe para o conserto não são razoáveis. É uma estratégia para que o consumidor compre outro aparelho.