[FOTO986751]
O vento frio e o tempo seco não atrapalharam os diversos ciclistas que pedalaram pela paz na manhã deste domingo (30/7). Desde cedo, adultos e crianças acompanhados de suas famílias coloriram a área externa da estação de metrô, no centro de Ceilândia, com seus uniformes e capacetes. Muito mais do que um encontro de ciclistas, o 15; Passeio Ciclístico Rodas da Paz caminhou, com cerca de duas mil pessoas, pela principal avenida do local. Com animação, todos pediam paz no trânsito e reforçavam o compromisso do governo com melhorias nas condições de mobilidade urbana sustentável.
A concentração teve início às 8h e, pontualmente às 9h, todos se preparavam para sair. O passeio começou no quilômetro 10 da avenida Hélio Prates, contornou o Shopping JK, fez uma pausa na famosa caixa d;água da Caesb e seguiu voltando para a estação de metrô Ceilândia Centro.
Leia mais notícias em Cidades
Nesta edição, o tema "sem pressa, todo mundo chega bem" mostrou para todos os carros que passavam pelo local que era preciso compreensão e parceria nas ruas brasilienses. "Resolvemos abordar esse tema porque as vias urbanas do Distrito Federal não podem ter velocidades tão altas. Isso reduz drasticamente as chances de sobrevivência do ciclista caso ocorra algum acidente. Queremos um trânsito calmo, com mais paz", afirmou o coordenador financeiro e porta voz da ONG Rodas da Paz, Bruno Leite.
O carro de som fez o percurso seguido de ciclistas, curiosos e pedestres que acompanhavam a caminhada de longe. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) esteve no passeio escoltando o carro e fazendo a segurança dos participantes. Ao final do evento, houve doação de algumas bicicletas ; uma iniciativa do projeto Doe Bicicletas.