No entanto, o especialista do Inmet alerta que a sensação térmica deve baixar novamente a partir de segunda-feira por causa de uma nova massa de ar frio, dessa vez, proveniente do Chile, que deve chegar ao Brasil nos próximos dias.
Massa de ar frio
O ar frio de origem polar que veio do sul do continente causou estragos na Argentina e no Chile. Bariloche, por exemplo, registrou a menor temperatura da história durante este inverno, -25,4;C. Foram quatro graus a menos do que a marca anterior, alcançada em 1963, segundo o Serviço Meteorológico Nacional. Até o momento, quatro pessoas morreram na capital, Buenos Aires, por conta da onda de frio.
Já o Chile registrou a pior nevasca desde 1971, de acordo com os órgãos de meteorologia do país. Entre os estragos provocados pela nevasca está a queda do telhado do Corpo de Bombeiros de Santiago. O peso foi tanto que a estrutura não aguentou e acabou caindo.
Região Sul congelou
No Brasil, o frio chegou com maior intensidade ao Sul do país. O Rio Grande do Sul registrou queda de neve granular. Também aconteceu neve e geada nas áreas de serra gaúcha, por conta dos ventos fortes. Conforme a Climatempo, a massa de ar vinda da Argentina foi a mais forte que chegou ao Brasil e se instalou em toda América Latina neste ano. A cidade de Urupema registrou sensação térmica de -27;C na terça-feira (18/7), com temperatura mínima, em média, de -7;C.