A partir desta terça-feira (11/7), alguns trechos de acesso e saída do Eixão Norte serão bloqueados em razão das obras no Trevo de Triagem Norte (TTN). Os desvios terão início às 10h. A ação é coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). Os locais estarão sinalizados com placas. A obstrução na via deve durar de dois a três meses, período em que serão implementados os sistemas de drenagem de águas pluviais, além de novos acessos e pistas definitivas para o viaduto.
Os condutores que saem da L4 em direção ao Lago Norte deverão seguir pelo Eixinho L até o retorno localizado 200m à frente da tesourinha da Quadra 215/216 (sentido Rodoviária do Plano Piloto) para, então, acessar o Eixo Rodoviário Norte.
Quem vai da W3 para o Lago Norte fará caminho semelhante: seguirá por baixo da Ponte do Bragueto até a alça do Eixinho L. De lá, usará o retorno entre as tesourinhas das Quadras 215/216 e 213/214 para chegar ao Eixão.
Para quem sai do Lago Norte em direção à L4, é possível seguir por meio do Eixo Rodoviário Norte até o retorno 200m à frente da tesourinha da Quadra 115/116. De lá, segue-se pelo Eixinho W, sentido final da Asa Norte, até o retorno para a via principal do Setor Hospitalar Local Norte. Uma vez na W3, o condutor segue por baixo da Ponte do Bragueto até a L4.
Outra forma de acessar a W3 Norte é por dentro do setor hospitalar, na via que desemboca no Hospital Santa Helena. Além disso, a via que liga a W3 Norte ao Eixinho W permanece liberada.
Infraestrutura
O Trevo de Triagem Norte é composto por 16 obras, entre pontes, viadutos e túneis. O objetivo é distribuir o fluxo de veículos com destino ao Plano Piloto, levando ao Eixão Norte e Sul, à W3, aos Eixinhos Leste e Oeste e à L2. Somadas às passagens previstas na Ligação Torto-Colorado - construção de uma pista marginal à DF-003 e de novos acessos aos condomínios -, serão 23 intervenções.
A previsão é de que obra seja entregue no fim de 2018. A construção tem como objetivo desafogar o trânsito na região, onde circulam 100 mil condutores por dia. Iniciada em maio de 2014, foi paralisada no fim do mesmo ano e retomada apenas em junho de 2016.
O projeto também prevê a remodelação da Ponte do Bragueto, a revitalização de 10km de pavimento, a construção de duas pontes, de 13 viadutos, 6km de ciclovias e 17km de vias. Além disso, as benfeitorias vão permitir a criação do Expresso Norte. A fase atual é de captação de recursos, que depende de liberação do governo federal.
Com informações da Agência Brasília