Leia mais notícias em Cidades
Os militares aplicaram a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros que induz uma tosse artificial e obriga a vítima a expelir o corpo estranho da traqueia. Após o procedimento, Maria Zeferna cuspiu o pedaço de queijo e, em pouco tempo, voltou a respirar normalmente. De acordo com Jeovaldo Dias, eles só souberam como agir graças aos cursos oferecidos pela corporação.
Segundo o sargento, esse tipo de capacitação dos militares é indispensável. ;A nossa ação rápida foi imprescindível para eliminar o risco iminente de morte por asfixia. Pensamos que não havia mais solução, mas Deus esteve presente e nos ajudou a salvar a vida daquela senhora;, contou.
O incidente aconteceu há cerca de um mês. A filha da idosa enviou uma carta de agradecimento aos militares. ;Obrigado por salvarem a vida de nossa querida mãe;, escreveu Edna Maria.
Leia a carta na íntegra:
"Queremos agradecer a Deus por toda nossa vida por enviar aqueles dois policiais militares o SGT JANILSON E O SGT JEOVALDO a nossa residência, porque nossa mãe MARIA ZEFERNA DE DEUS de 92 anos de idade já estava inconsciente com insuficiência respiratória, depois de comer queijo e ficar engasgada impossibilitando a mãe de respirar.
Foram momentos de muita angústia e sofrimento para toda nossa família, até chegarem dois anjos da guarda enviados por Deus, que ao entrarem em nossa casa já começaram o atendimento, fazendo massagens pelo tórax, nas costas e também a manobra de Heimlich que durou aproximadamente 15 minutos e fez com que nossa querida mãe expelisse uma quantidade de queijo que ficou acumulado em sua garganta.
Queremos dizer que ela já estava com sua face pálida (sem cor) e os lábios roxos, deixando todos nós desesperados. Mas como falei ;acredito muito em Deus ele é maior; ao colocar os brilhantes e heróicos SGT JANILSON E SGT JEOVALDO, naquele momento para salvarem a vida de nossa querida mãe e dessa forma, ainda podermos tê-la no anseio de nossa família e sermos mais felizes.
Por toda essa brilhante ação, em nome de nossa mãe, (Maria Zeferina de Deus), em meu nome, Edna Maria de Deus (filha) e toda nossa família, queremos também agradecer de coração ;ao Comandante do 16o Batalhão da Polícia Militar de Brazlândia, o Major Deusimar e ao Comandante Geral da Polícia Militar do Distrito Federal o CEL Nunes por está à frente de um excelente trabalho no comando da PMDF;. Que Deus ilumine a todos vocês e os protejam sempre. Obrigado por salvarem a vida de nossa querida mãe. Ficam com Deus."