A florada dos ipês-roxos dá início, todos os anos, à temporada de cores na paisagem de Brasília. Nessa época, a árvore que se tornou símbolo da capital vira um dos alvos preferidos dos fotógrafos da cidade. Unindo essas duas tradições, o Correio convida os leitores a postarem fotos de ipês no Instagram, usando a hashtag #MissãoIpê. As imagens mais bonitas serão republicadas na conta do jornal na rede social (@correio.braziliense).
Como missão dada é missão cumprida, várias fotos já foram postadas pelos internautas. Confira abaixo uma galeria com algumas delas e se inspire a fazer a sua. Quem sabe ela não aparece no nosso perfil já na próxima segunda?
[FOTO972113]
Curiosidades sobre os ipês
Rosa ou roxo?
Ao observar as árvores em alguns pontos de Brasília, é possível identificar árvores mais claras ou mais escuras. Nisso vem a pergunta: É rosa ou roxo? Entre junho e julho, a flor que floresce da árvore é roxa. Isso porque, na capital do país, existem duas espécies plantadas: Tabebuia heptaphylla e a Tabebuia impetiginosa, ambas típicas do cerrado. As duas diferem na tonalidade do roxo. O ipê-rosa aparece apenas em setembro.
O tempo de cada ipê
Cada variedade de ipê apresenta características próprias, como tempo e época de florescimento. As datas não são exatamente precisas, pois podem mudar de acordo com a quantidade de chuvas no ano ou tipo de solo onde está a árvore. Ainda assim, os períodos coloridos costumam ser os descritos abaixo:
Roxo
Tamanho: 15m a 18m
Período de floração: junho até agosto
Rosa
Tamanho: 12m a 15m
Período de floração: setembro e outubro
Amarelo
Tamanho: 12m a 15m
Período de floração: agosto a outubro
Branco
Tamanho: 7m a 12m
Período de floração: agosto e setembro
Verde
Tamanho: 12m a 15m
Período de floração: agosto