Jornal Correio Braziliense

Cidades

Caesb flagra 7 ligações clandestinas na região da Placa das Mercedes

Cerca de 20 imóveis foram vistoriados entre o Riacho Fundo 1 e o Núcleo Bandeirante. Local estava sob suspeita da companhia


Na manhã desta quarta-feira, (28/6), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, (Caesb) identificou sete ligações clandestinas de água entre o Riacho Fundo 1 e o Núcleo Bandeirante, na altura da Placa das Mercedes. Segundo a companhia, a região estava sob suspeita do órgão graças ao sistema de monitoramento. Em apenas uma ação, cerca de 20 imóveis foram vistoriados.
Leia mais notícias em Cidades
O gerente de Fiscalização e Vistoria da Caesb, Geraldo Donizeth, afirmou que a área era monitorada havia quatro meses, e a operação foi uma das maiores realizadas pela estatal. "Reunimos grande parte do nosso efetivo para fazer essa vistoria. Foram cerca de 20 profissionais envolvidos. Queremos revistar de 60 a 70 imóveis na região, porque temos suspeita de 15 irregularidades", explicou.

Segundo a Caesb, os imóveis da área são destinados a atividade comercial, e todos os casos de irregularidades foram notificados. Um cidadão se exaltou e foi conduzido para a 27; Delegacia de Polícia (Recanto das Emas).
De acordo com o artigo 55 do Código Penal, os responsáveis podem responder por furto de água, energia e sinal telefônico, com pena que varia de 1 a 4 anos de prisão. Os acusados também deverão pagar uma multa para a Caesb, entre R$ 1,2 mil e R$ 776 mil, dependendo da conduta. O valor é referente à quantidade de água consumida durante o período de ligação irregular, além do reparo.