Jornal Correio Braziliense

Cidades

Projeto pretende transformar Natal no DF em referência turística

O investimento é estimado em mais de R$ 25 milhões. O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, apresentou planos para Rollemberg e empresários

A Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Distrito federal (Fecommércio) busca apoio do governo local para transformar o Natal brasiliense em referência turística para o país. O presidente da Federação, Adelmir Santana, apresentou o projeto para o governador Rodrigo Rollemberg, autoridades governamentais e empresários na noite desta segunda-feira (19/6), no Lago Sul. O investimento é estimado em mais de R$ 25 milhões.

Leia mais notícias em Cidades

Adelmir Santana detalhou os conceitos de uma Vila de Natal. A intenção é erguê-la nos arredores do shopping Pátio Brasil, no início da Asa Sul, com oito casas enfeitadas, que servirão de lojas para artesãos brasilienses. A iniciativa também prevê enfeites natalinos ao longo do Eixo Monumental, com performances musicais e artísticas na Torre de TV e no Museu da República, para movimentar o público da cidade.

Além do GDF, Adelmir Santana busca patrocínio da iniciativa privada, para o evento, assinado pelo diretor artístico do Natal em Gramado, Rodrigo Cadorin, e pelo cenógrafo da Olimpíada Rio 2016, Abel Gomes. Rollemberg acenou positivamente. ;Da nossa parte, vocês têm o entusiasmo e o apoio, com os instrumentos que o governo tem para apoiar. Brasília merece um evento como esse, que só poderá ser concluído em parceria com a iniciativa privada;, disse.

[SAIBAMAIS]O secretário da Secretaria de Cultura, Guilherme Reis, concordou com o Rollemberg. ;O governo tem instrumento para incentivar isso e apoiar. Ao mesmo tempo, não se faz nada sem a parceria privada. Brasília tem o potencial estrutural para eventos desse porte e faremos de tudo para que o Natal em Brasília aconteça;, defendeu.

Adelmir Santana, explicou que a proposta é de que pontos de Brasília voltem a ser centrais nas festividades. O Natal em Brasília está previsto para ocorrer entre 6 de dezembro e 6 de janeiro. Como carro-chefe, a ideia é que a Torre de TV seja a grande árvore de Natal, com enfeites natalinos e refletores de luz. O projeto foi reapresentado nesta quarta (21), às 11h, na sede da Federação, para membros da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio e para o trade turístico da cidade.