Brasília quer atrair investidores para abrir oportunidades ao turismo. O setor pretende investir em grandes eventos no Distrito Federal, além de tornar a capital porta de entrada para os turistas que visitam o Centro-Oeste. Com o objetivo de impulsionar esse projeto, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) lança, hoje, o Natal em Brasília, com a apresentação conceitual da proposta e de maquetes. A ideia é atrair mais visitantes durante as festas de fim de ano. Será construída a Vila de Natal e haverá espetáculos teatrais na Esplanada dos Ministérios, além de shows e atrações artísticas na Torre de TV, no Museu da República e no Eixo Monumental.
;Com valor estimado em mais de R$ 5 milhões, a programação leva a assinatura de Rodrigo Cadorin, diretor artístico do Natal em Gramado (RS), e do cenógrafo Abel Gomes, responsável pela cenografia da Olimpíada Rio ; 2016 e pela árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro;, destaca o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. Gramado recebe mais de 2 milhões de visitantes nessa época do ano. ;É claro que já estamos fazendo articulação com todos os nossos parceiros, de forma a viabilizar o projeto;, acrescenta Adelmir. Segundo ele, no evento de hoje, são esperados cerca de 50 empresários dos setores de aviação, hotelaria, turismo, além do governador do DF, Rodrigo Rollemberg.
[SAIBAMAIS]
Ainda de acordo com o presidente da entidade, a proposta tem como objetivo reanimar o setor de turismo em toda a região Centro-Oeste. As atividades turísticas no Distrito Federal cresceram 4,4% entre março e abril deste ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o mesmo período do ano anterior, Brasília teve a segunda pior variação do país, com rendimento negativo de 21,2%, ficando à frente apenas do Espírito Santo. ;Por isso, ações voltadas para dar um novo fôlego ao setor neste ano são bem-vindas entre os empresários;, afirma Santana.
O diretor da agência de Prestheza Turismo, Yoshihiro Karashima, considera necessário aumentar a divulgação dos atrativos turísticos de Brasília e de toda a região próxima, como Pirenópolis e Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Karashima se queixa de que o público diminuiu muito nos últimos anos. ;Até o fim da década de 1990, nosso fluxo de visitantes chegava a 3 mil mensais. Hoje, chega a 600 pessoas por mês;, observa. Para ele, ações estruturadas de médio e longo prazo são fundamentais, assim como a participação mais efetiva de parceiros do setor em feiras nacionais e internacionais.
Para o presidente da Fecomércio, Brasília deve ser percebida como a porta de entrada do turismo regional para o Centro-Oeste. ;Por isso, devem ser promovidos os destinos turísticos a partir da capital federal, como Pirenópolis e Chapada dos Veadeiros, com foco em atividades que envolvam aventura, cultura, sustentabilidade e belezas naturais;, diz. ;A concretização dessa estratégia implica na valorização da imagem do Brasil Central, um conceito mais focado nas suas belezas naturais, como cachoeiras e rios, na cultura extremamente rica do interior e no turismo das águas termais. Com essa lógica, queremos buscar a expansão da atividade turística e o fortalecimento das empresas desse setor;, finaliza Adelmir Santana.
Mais eventos
Com as ações integradas da Fecomércio-DF, a capital do país não quer se tornar apenas lugar de destaque na arte, na beleza e na arquitetura. Os turistas pedem também mais eventos para a capital federal. O consultor comercial Edgar Fernandes, 33 anos, saiu da cidade natal, Guarulhos (SP), para conhecer Brasília. ;Vim movido pela curiosidade sobre a arquitetura. Saí direto do aeroporto para a Esplanada dos Ministérios. Ainda de mala, estou circulando pelos principais monumentos da capital federal para aproveitar cada minuto da minha jornada. Estou maravilhado com as construções;, relata.
A professora de música Sara Assis, que leciona na Escola das Nações, sempre acompanha grupos de crianças de diversas nacionalidades em visitas à Catedral Metropolitana de Brasília. ;Todas se surpreendem e se encantam pelos traços retos e sublimes do artista (Oscar Niemeyer);, garante. A pernambucana Sandra Claudino Pinto da Silva, 51, partilha da mesma opinião. Ele veio conhecer o DF pela primeira vez e sentiu falta de eventos na cidade. ;Fiz o tour básico na Esplanada e voltaria se o DF tivesse eventos no fim do ano;, afirma.
Para o vendedor de lembranças típicas de Brasília Alberto Aniceto Correia, 48, faltam ações para movimentar os negócios do setor. ;A cidade é linda e os turistas já vêm para cá a fim de conhecer os monumentos e toda a arquitetura. Mas isso não é suficiente. Precisamos de mais eventos para encher a capital federal de turistas o ano todo;, diz.