[VIDEO1]
Um cano estourou na manhã desta sexta-feira, (9/6), no canteiro de obras do Trevo de Triagem Norte, na entrada do Lago Norte. Com a pressão, a água jorrou a mais de 15 metros de altura e o chafariz gigante foi captado pelas câmeras de quem passava pelo local. De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a empresa particular responsável pela obra atingiu a rede de água provocando o seu rompimento. Técnicos foram e encaminhados ao local para efetuar o reparo da tubulação e a previsão de conclusão do serviço é às 18h.
A assessoria de comunicação da Caesb informou que o registro foi fechado para evitar desperdício, mas o vazamento continuou por causa da alta pressão do encanamento. A empresa também esclareceu que o incidente não foi o responsável por interromper o abastecimento na região, já que a cidade vive hoje o rodízio de abastecimento de água.
O Lago Norte também entrou no rodízio de abastecimento de água semanal que o Governo do Distrito Federal implantou desde janeiro deste ano. Diante da seca, o GDF não descarta aumentar dias de racionamento de água. Nesta sexta-feira, o reservatório de Santa Maria atingiu 51, 98% da capacidade. Já o Descoberto operava com 53,02%. A medição é feita pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa).