Jornal Correio Braziliense

Cidades

Final do Miss Brasil Globo 2017 será neste sábado em Brasília

Na disputa pelo posto de mais bonita do Brasil, as 27 candidatas precisam mostrar desenvoltura, carisma e inteligência

Maquiagem, cabelo e curvas perfeitas são características comuns às 27 candidatas do Concurso Miss Brasil Globo 2017, que ocorrerá em Brasília hoje, a partir das 21h. Mas é o carisma, a inteligência e a essência que definem quem representará o país ao longo do próximo ano. ;Hoje, uma miss não é só beleza. Precisa ter desenvoltura, saber conversar e falar outras línguas. As meninas são avaliadas pelo conjunto da obra;, garante Danilo D;Ávila, diretor-presidente do concurso há 40 anos. Vencedora da edição de 2016, a Rondoniense Letícia Cappatto deve participar da cerimônia de passagem da faixa.

A eleita pelo júri composto por 16 integrantes representará o país no Miss Globo Internacional, concurso de beleza mais antigo do mundo. Segundo D;Ávila, as brasileiras têm potencial para trazer ao Brasil o título. ;O concurso é um evento em que as brasileiras realmente têm se destacado. Em mais de 30 anos, é o concurso que mais elegeu em nível internacional. Tivemos três brasileiras vencedoras;, conta.

O Distrito Federal será representado por Mariana Fernandes, 20 anos. Modelo desde os 14, a moradora de Ceilândia conta que, no início da carreira, precisou superar a resistência do pai. ;Era muito jovem e ele sempre dizia que eu precisava estudar. Tinha medo que eu ficasse prejudicada;, relata. Hoje, entre as finalistas de um concurso nacional, ela conquistou o apoio e a confiança da família. A brasiliense leva à passarela não apenas o glamour, mas a responsabilidade de representar o DF e a Ceilândia. ;A cidade é vista como periferia, como uma região administrativa violenta, mas quero mostrar que Ceilândia é mais que isso. Tem mulheres belas e pessoas que usam seu dia a dia para lutar;, relata.

[VIDEO1]

Agenda de miss é cheia. Desde o início, requer disciplina e foco. A representante de Goiás, Maria Louisa Alvim, 23, analisa que se tornar miss, além do prestígio, provoca mudanças na rotina. ;A preparação, a dieta, a conciliação com os estudos, tudo muda. Nós também pesquisamos bastante a respeito de política do Brasil e do mundo. Afinal, precisamos estar bem informadas. Mas, para mim, está sendo um momento mágico;, relata a estudante de direito.

O desafio para conciliar o tempo é ainda maior para Elisa Trovatto, que representa Minas Gerais. Aos 17 anos a modelo ainda não concluiu o ensino médio. ;Tento cumprir ao máximo todas as minhas tarefas e, quando preciso viajar, procuro pegar toda a matéria com alguma amiga, porque acho que o estudo não deve ser dispensado.;

Simplicidade


Em meio às dificuldades para conciliar a profissão e a vida pessoal, os sonhos das 27 candidatas falam mais alto. Entre eles, pedidos simples. ;Meu maior sonho é ser feliz. Acho que a felicidade é a coisa mais importante que a gente pode ganhar. É uma preciosidade que temos e que a gente conquista ao longo da vida;, disse Maria Eduarda Estrela,17 anos.

As participantes chegaram, aos poucos, ao Hotel Nacional de Brasília, onde ocorrerá a cerimônia. A agenda de compromisso é cheia. Na última quinta-feira, as 14 candidatas que já haviam pousado no DF estiveram na redação do Correio Braziliense. Desde 31 de maio, elas foram a, ao menos, seis compromissos, entre ensaios e recepções. O último, antes do concurso, ocorre hoje, às 9h: o ensaio geral já com os 26 estados e o Distrito Federal representados.

* Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte