Jornal Correio Braziliense

Cidades

PRF e Secretaria de Segurança de Goiás vão utilizar novo sistema de rádio

O dispositivo irá modernizar a forma que os policiais se comunicam. Problemas como baixa cobertura, falta de rede, ruídos no áudio e ausência se segurança devem ser solucionados

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) vão implementar um dispositivo de tecnologia de rádio digital no estado. A novidade prevê o compartilhamento do sistema de comunicação digital de voz e dados, equipamentos e infraestruturas de telecomunicações em Goiás e no entorno do Distrito Federal. Os órgãos firmaram o acordo nesta sexta-feira (2/6).
Leia mais notícias em Cidades
O projeto visa modernizar a comunicação e solucionar dificuldades encontradas por policiais. Atualmente, a categoria sofre com baixa cobertura, falta de disponibilidade de rede, ruídos no áudio, ausência de segurança, problemas que prejudicam e efetividade de fiscalização. A PRF pretende implementar a nova tecnologia em todo país. Ao todo, 12 estados já contam com o dispositivo.
O sistema também permite chamadas de voz e texto em grupos ou individuais. Com isso, a PRF e SSP poderão ter grupos e manter contatos com diversos agentes em uma região para agilizar o tempo de resposta em casos de acidentes, assaltos ou maiores ocorrências.
A SSP-GO utilizará a estrutura e tecnologia da PRF e fornecerá espaço em torres de telecomunicações e o acesso aos sistemas de informações operacionais, como o Registro de Atendimento de Ocorrências (RAI). Isso permite que os sistemas de fiscalização sejam integrados, já que permitem consultas aos bancos de dados.
O sistema está em fase de implementação no Paraná Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amapá, Roraima, Amazonas, Rondônia, Acre, Santa Catarina, Rio de Janeiro. O Distrito Federal e entorno já utilizam o sistema de comunicação digital. A rota de interligação entre Brasília e Goiânia está em fase de testes.