Jornal Correio Braziliense

Cidades

Família de jovem com câncer faz campanha para doação de sangue e plaquetas

Beatriz Luna de Andrade, 19 anos, está internada há 22 dias em estado crítico no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal

A família de Beatriz Luna de Andrade, 19 anos, está em busca de doadores de sangue e plaquetas para a jovem. Ela foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda em novembro do ano passado e fez transplante de medula óssea no último 4 de abril. O procedimento precisou ser feito um mês depois do esperado, o que exigiu mais um ciclo de quimioterapia e culminou na contaminação por um fungo com alta taxa de mortalidade. Beatriz está internada há 22 dia, em estado crítico, no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal.

Leia mais notícias em Cidades


Segundo a mãe da jovem, Emília Luna, 42, as doações não vão curar a filha, mas aumentam em 50% as chances de melhora no quadro de saúde. Ele pede que , além da doação de sangue e de plaquetas, as pessoas façam o cadastro para serem doadoras de medula. ;O mais difícil desse processo foi encontrar pessoas que doem. Então, sejam cadastradas e se coloquem à disposição. É muito sofrimento para família ficar à espera de ter essa chance ou não", afirma.

Quem quiser ajudar, deve procurar o Hemocentro de Brasília, no Setor Médico Hospitalar Norte 3, Conjunto A, Bloco 3. Os doadores podem ter qualquer tipo sanguíneo, basta informar o nome da paciente e onde ela está internada.