Jornal Correio Braziliense

Cidades

Começa campanha de doação de leite materno no Distrito Federal

O aleitamento é fundamental para a recuperação de bebês prematuros


Em busca de conscientizar a população sobre a importância da doação do leite materno, a Secretaria de Saúde promoverá uma série de eventos até 26 de maio. Nesta terça-feira (16/5), foi lançada a campanha "Doe leite materno ; pouquinho do que você doa é tudo para quem precisa".
O aleitamento é fundamental para a recuperação de bebês prematuros e é capaz de reduzir em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Além disso, a mobilização ajuda a divulgar os diversos postos de coletas e o serviço de recolhimento de leite feito pelo Corpo de Bombeiros, que pouca gente conhece. A corporação busca, diariamente, o leite materno na residência das doadoras, que devem armazená-lo congelado por até 10 dias. Quem quiser doar deve ligar para 160, opção 4.

A capital federal conta com 13 bancos de leite padrão ouro e é considerada referência na política de incentivo de aleitamento materno. Ao todo, a rede local é formada por 15 unidades, 10 da rede pública, duas do Sistema Único de Saúde (SUS) e três de hospitais particulares.

Com informações da Agência Brasília